Capítulo 17
Uma comunidade que
liberta ( At 9,32-43)
A comunidade
cristã, personificada por Pedro, continua a atividade libertadora inaugurada
por Jesus. É o próprio Jesus, agindo por meio da comunidade.
Libertando da paralisia
(At 9,32-35)
A ação libertadora da Igreja -* 32
Pedro, que percorria todos os
lugares, visitou
também os fiéis que moravam em Lida. 33
Aí encontrou um homem chamado Enéias, que estava paralítico e há oito anos jazia na cama. 34
Pedro lhe disse: «Enéias, Jesus Cristo está curando você! Levante-se e arrume a
sua cama!» Imediatamente Enéias se levantou. 35
Todos os habitantes de
Lida e da região do
Saron viram isso e se converteram ao
Senhor.
O poder de
Pedro não é pessoal dele, mas vem do Senhor Jesus, que levanta o povo
paralisado e o faz andar novamente em liberdade.
Libertando da morte (At
9,36-42)
36 Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, nome que quer dizer Gazela.
Ela praticava muitas obras boas e dava grandes esmolas. 37 Nesses dias, ela ficou doente e morreu. Então lavaram
seu corpo e o colocaram no
piso superior da
casa. 38 Como Lida ficava perto de
Jope, os discípulos, ouvindo dizer que Pedro estava lá, mandaram dois homens
com um recado: «Venha sem demora até nós!» 39 Pedro partiu imediatamente
com eles. Logo que chegou, os presentes o levaram ao piso superior, onde as
viúvas foram ao
seu encontro. Chorando, todas mostravam a Pedro as túnicas e mantos que Tabita havia feito quando vivia com elas. 40 Pedro mandou que todas saíssem;
em seguida se pôs de
joelhos e rezou. Depois, voltou-se
para o corpo e disse: «Tabita, levante-se!»
Ela então abriu os
olhos, viu Pedro e sentou-se.
41 Pedro lhe deu a mão e ajudou
para ela se levantar. Depois chamou os fiéis e
as viúvas, e apresentou-lhes
Tabita viva. 42
O fato ficou conhecido em toda a cidade de Jope, e
muitos acreditaram no
Senhor.
A Igreja
realiza uma ação que liberta os homens da paralisia e da morte: isso faz com
que eles se convertam e acreditem no Senhor, expandindo cada vez mais o círculo
da vida e do testemunho cristão.
A vez dos
marginalizados (At 9,43)
Pedro se
hospeda na casa de um curtidor. Isso é prova de que o cristianismo nascente se
aproximou dos marginalizados e das pessoas mais simples, sem condená-las ou
censurá-las.
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