Capítulo 15
A iniciação cristã (At 8,26-40)
A conversão
de um eunuco etíope mostra que a fé cristã quebra todas as barreira, tanto
raciais ( o etíope é negro) como nacionais (ele é estrangeiro), tanto sociais
(é escravo) como religiosas (o judaísmo não permite que uma pessoa mutilada
pertencesse à comunidade , conforme Dt 23,2). O episódio mostra como se
realizava uma iniciação cristã: encontro, anúncio, catequese, batismo. [Bíblia
Pastoral – nota de rodapé]
No caminho dos homens
(At 8,26-31)
A iniciação cristã -* 26 Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: «Prepare-se e vá para o sul, pelo caminho que desce de Jerusalém para Gaza; é o caminho que se acha no deserto.» Filipe levantou-se e foi. 27 Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia. Ele era administrador geral do tesouro dela. Tinha ido a Jerusalém em peregrinação, 28 e estava voltando para casa. Ia sentado em seu carro, lendo o profeta Isaías. 29 Então o Espírito disse a Filipe: «Aproxime-se desse carro e o acompanhe.» 30 Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías, e perguntou: «Você entende o que está lendo?» 31 O eunuco respondeu: «Como posso entender, se ninguém me explica?» Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele.
Devemos ir
ao encontro das pessoas no caminho delas (este é o 1º passo da iniciação
cristã).
Segundo
passo: É o anúncio da Palavra.
A catequese (At
8,32-35)
32 A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: «Ele foi levado como ovelha ao matadouro. E como um cordeiro perante o seu tosquiador, ele ficava mudo e não abria a boca. 33 Eles o humilharam e lhe negaram a justiça. Quem poderá contar seus seguidores? Porque eles o arrancaram da terra dos vivos.» 34 Então o eunuco disse a Filipe: «Por favor me explique: de quem o profeta está dizendo isso? Ele fala de si mesmo, ou se refere a outra pessoa?» 35 Então Filipe foi explicando. E, tomando essa passagem da Escritura como ponto de partida, anunciou Jesus ao eunuco.
Terceiro
passo: catequese
Fazer ecoar
a Palavra de Deus e levar a pessoa a um encontro pessoal com Jesus Cristo.
O batismo (8,36-38)
36 Continuando o caminho, chegaram a um lugar onde havia água. Então o eunuco disse a Filipe: «Aqui existe água. O que impede que eu seja batizado?» 37 Filipe lhe disse: «É possível, se você acredita de todo o coração.» O eunuco respondeu: «Eu acredito que Jesus Cristo é o Filho de Deus!» 38 Então o eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram junto às águas, e Filipe batizou o eunuco.
Quarto
passo: a catequese primitiva terminava com o batismo.
O rito do
batismo é o sinal que exprime a aceitação de que Jesus é o novo sentido para a
vida do batizado.
Alegria de uma vida
nova (At 8,39-40)
39 Quando saíram da água, o Espírito arrebatou Filipe, e o eunuco não o viu mais. Então prosseguiu sua viagem, cheio de alegria. 40 E Filipe foi parar em Azoto; e, passando adiante, evangelizava todas as cidades, até chegar a Cesaréia.
A conversão
e o batismo levam a uma vida nova, confirmada pela alegria, sinal da satisfação
de Deus e do homem.
Se o
cristianismo não leva a essa alegria, devemos suspeitar, porque ou é
cristianismo mal entendido ou desvirtuado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário