quarta-feira, 4 de abril de 2012

IDE E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA


O mandato Missionário ordenado por JESUS aos seus primeiros Apóstolos, antes de suaAscensão é narrado de diversas maneiras para sua execução.

Cada Evangelista o enfoca de determinado ângulo, confirmando como uma Missão Plural, não havendo só um modelo de Missão. Para S. Marcos a Missão é INTINERANTE e seu espaço mais característico é a EVANGELIZAÇÃO tendo como imagem de seu modelo a ESTRADA. Ele nos apresenta de maneira viva, atrativa e pitoresca a Humanidade e a Divindade de JESUS como o MESSIAS esperado, para enamorarmos DELE, e inaugura um novo gênero literário: O EVANGELHO. JESUS é o EVANGELHO  de Deus é o mensageiro e a própria mensagem. São Marcos  é sintetizado pelo LEÃO, animal forte e agressivo, porque começa sua narrativa com S. JOÃO BATISTA no deserto, que era tido como o lugar dos animais selvagens.

O Evangelho, canonicamente conhecido como sendo de S. Marcos, antigamente chamado Evangelho de S. Pedro, pode sem dúvida, ser chamado o “Evangelho do CATECUMENO”. Catecúmeno é o principiante, aquele que está sendo evangelizado para receber os primeiros sacramentos.
O Escrito de S. Marcos é o mais breve, tendo somente 16 capítulos, foi o primeiro documento do Novo Testamento, tendo sido escrito em grego entre 12 e 13 anos após a Páscoa Cristã, pelos anos (45-46)EC. E sendo conhecido por S. Mateus, S. Lucas e S. João. A datação por carbono dos manuscritos essenios, descobertos em 1947 nas grutas de QUMRAN, tem por característica o ANUNCIO da BOA NOTÍCIA sendo um Evangelho querigmático. JESUS é o SOL, que não admite qualquer outra luz e não trata os acontecimentos no tempo passado (foi, fiz,disse) mas no presente histórico (vai,diz,chega), passando a idéia real de que o Evangelho é atual vivo e eficaz (11,18; 12,13,18; 13,1; 14,17,32,43). Tem a lembrança tão viva na memória que usa 7 palavras em aramaico palestino sua língua mãe, junto com o hebráico e o grego, as quais nos transportam aquela cultura. Para S. Marcos é mais importante, o que JESUS FAZ do que ELE DIZ, por isso narra 18 milagres. Não especifica o conteúdo da pregação de JESUS (1,21.27; 2,13; 4,1) mas os resultados (Mc. 1,22).
É o primeiro Manual do Missionário. S. Marcos oferece uma fascinante apresentação da pessoa e missão de JESUS CRISTO, para despertar a nossa FÉ e enamorarmos DELE.
Sua principal preocupação é mostrar QUEM É JESUS. Logo no início JESUS CRISTO é o FILHO DE DEUS e praticamente encerra com a declaração do centurião aos pés da cruz “Este homem era realmente o FILHO DE DEUS (Mc. 15,39). Conduz sua narração por 13 capítulos para o âmago dos capítulos (14,15). JESUS é o mesmo; ontem, HOJE e por toda a eternidade (Hb. 13,8) e como naquele tempo nos questiona (Mc. 8 , 27-33):
A – Que dizem HOJE as pessoas QUE  EU SOU?
B – E para você, quem SOU EU?
O mandato missionário em Mc. 16 (15-20) É:
1 – IDE por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura, sem acepçãp de pessoas;
2 – Quem crer e for batizado será SALVO, mas quem não crer será condenado;
3 – Estes milagres acompanharão os que crerem:
a-      Expulsarão demônios em meu nome;
b-      Falarão novas línguas;
c-       Manusearão serpentes;
d-      Se beberem veneno mortal não lhes fará mal;
e-      Imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados.
Após o Pentecostes Cristão os discípulos PARTIRAM e PREGARAM por toda parte. O Senhor cooperava com eles e confirmava a sua palavra com os milagres que a acompanhavam. AGORA ELE HOJE pergunta a VOCÊ:
C – Queres me seguir?
D – Topas abraçar a ÚNICA Missão da Igreja, que é EVANGELIZAR?
Se responderes afirmativamente. Vem ser meu discípulo como Bartimeu (Mc. 10,46).

Willy
21/02/12

Um comentário:

  1. Hummmm!!!
    Muito bacana o seu blog!!
    Gostei mesmo e já vou segui-lo, tá bom??
    Jesus o abençoe

    ResponderExcluir