sábado, 24 de novembro de 2012

Resumo do Capítulo 13 do Livro Como ler os Atos dos Apóstolos



Capítulo 13

A ousadia do testemunho cristão (At 6,8-7,60)

Os cristãos são os verdadeiros intérpretes das Escrituras, mostrando como o cristianismo nascente vai rompendo com o judaísmo cristalizado numa religião opressora, a serviço dos poderosos.
Os cristãos têm o Espírito que ilumina sua mente e ação para compreender o projeto de Deus. Não que as autoridades não compreendam. Elas compreendem sim, mas vão contra.

Estêvão e a ousadia do testemunho (At 6,8-15)

 
A crítica de Estêvão era ao judaísmo que se fechara num espírito de tribo: meu Deus é só meu Deus, e as únicas pessoas amigas são as que pertencem à minha tribo (ou família, parentes, cidade, estado, país, raça, cor).

Deus caminha com o povo (At 7,1-53)


30 Quarenta anos depois, apareceu-lhe no deserto do monte Sinai um anjo na chama de uma sarça que ardia. 31 Moisés ficou admirado ao ver a aparição. Queria aproximar-se para ver melhor, quando então se ouviu a voz do Senhor: 32 ‘Eu sou o Deus de seus pais, o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó’. Moisés tremia e não ousava levantar os olhos. 33 Então o Senhor lhe disse: ‘Tire as sandálias dos pés, porque o lugar onde você está é terra santa. 34 Eu vi a miséria do meu povo no Egito. Ouvi o gemido deles e desci para o libertar. Agora venha, pois eu quero mandar você ao Egito.’ 35 Assim, aquele Moisés que os israelitas haviam renegado, dizendo: ‘Quem o nomeou chefe e juiz?’, Deus o enviou como chefe e libertador, por meio do anjo que tinha aparecido a ele na sarça. 36 Foi ele que os fez sair do Egito, realizando sinais e prodígios no Egito, no mar Vermelho e durante quarenta anos no deserto. 37 Esse é o Moisés que disse aos israelitas: ‘Deus suscitará entre os irmãos de vocês um profeta como eu.’ 38 Foi ele, na assembléia do deserto, quem serviu de intermediário entre o anjo que lhe falava no monte Sinai e os nossos pais. Ele recebeu as palavras de vida, para transmiti-las a nós. 39 Nossos pais, porém, não quiseram dar-lhe ouvidos. Ao contrário, o rejeitaram e, no seu desejo, voltaram ao Egito, 40 dizendo a Aarão: ‘Faça para nós deuses que nos guiem, porque não sabemos o que aconteceu com esse Moisés que nos tirou do Egito.’ 41 Naqueles dias, construíram um bezerro, ofereceram um sacrifício ao ídolo e celebraram a obra de suas próprias mãos. 42 Então Deus se afastou deles e deixou que adorassem os astros do céu, como está escrito no livro dos profetas: ‘Por acaso, vocês me ofereceram vítimas e sacrifícios durante quarenta anos no deserto, ó casa de Israel? 43 Pelo contrário, vocês carregaram a tenda de Moloc e a estrela do deus Refã, imagens que vocês mesmos fabricaram para adorar. Por isso eu os deportarei para além de Babilônia’.


É com Deus caminhando no seu meio que o povo constrói a história, conquistando a Terra da liberdade e da vida.

O discípulo segue o caminho do Mestre (At 7,54-60)


O discípulo não está acima do Mestre -* 54 Ao ouvir essas palavras, eles ficaram enfurecidos e rangeram os dentes contra Estêvão. 55 Repleto do Espírito Santo, Estêvão olhou para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus, de , à direita de Deus. 56 Então disse: «Estou vendo o céu aberto e o Filho do Homem, de à direita de Deus57 Então eles deram fortes gritos, taparam os ouvidos e avançaram todos juntos contra Estêvão. 58 Arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram seus mantos aos pés de um jovem chamado Saulo. 59 Atiravam pedras em Estêvão, que repetia esta invocação: «Senhor Jesus, recebe o meu espírito60 Depois dobrou os joelhos e gritou forte: «Senhor, não os condenes por este pecado.» E, ao dizer isso, adormeceu.


Estevão morre dizendo as mesmas palavras que Jesus (Lc 23,34.46 34 E Jesus dizia: «Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que estão fazendoDepois repartiram a roupa de Jesus, fazendo sorteio. -  46 Então Jesus deu um forte grito: «Pai, em tuas mãos entrego o meu espíritoDizendo isso, expirou. ), mostrando que o caminho de Jesus é o caminho do discípulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário