domingo, 25 de novembro de 2012

Resumo do Capítulo 14 do Livro Como ler os Atos dos Apóstolos



Capítulo 14


Pode-se comercializar o dom de Deus? (At 8,1-25)
O que é dom de Deus não pode ser objeto de comércio.

A perseguição em Jerusalém (At 8,1-4)

O episódio de Estêvão foi decisivo para a expansão do cristianismo fora de Jerusalém e para além do judaísmo.

O Evangelho na Samaria (At 8,5-8)

Filipe, judeu cristão de língua grega, é quem evangeliza na Samaria, pois tem espírito aberto e é desapegado do judaísmo.
A evangelização segue os moldes da missão segundo o Evangelho (Lc 9,1-2): anúncio da palavra que liberta seguido de dois sinais fundamentais: a cura dos endemoninhados (autoridade sobre os demônios) e dos paralíticos (curar as doenças).

Pode-se comercializar o dom de Deus? (At 8,9-25)

25 Depois de ter testemunhado e anunciado a palavra do Senhor, Pedro e João voltaram para Jerusalém, levando a Boa Notícia a muitos povoados da Samaria.


O dom de Deus é para todos, e deve ser partilhado igualitariamente entre todos. Qualquer comércio envolve lucro, e o lucro é sempre injusto, pois introduz a exploração e a desigualdade. A comunidade é chamada a viver o dom partilhado, vencendo toda a injustiça, porque o projeto de Deus é liberdade e vida para todos – e isso só acontece através da partilha fraterna.
Ou a comunidade cristã é cristã mesmo, ou é apenas uma comunidade que “faz mágicas”, vendendo ilusões a fim de conseguir dinheiro e prestígio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário