quinta-feira, 23 de junho de 2011

Reflexões sobre o Deuteronômio


1ª reflexão: O que significa a palavra Deuteronômio?

Resposta: Deuteronômio significa segunda Lei. Trata-se de uma reapresentação e adaptação da Lei em vista da vida de Israel na Terra Prometida.

2ª reflexão: Qual a idéia central do livro?

Resposta: A idéia central do livro é que Israel viverá feliz e próspero na Terra se for fiel à aliança com Deus; se for infiel, terá a desgraça e acabará perdendo a Terra.

Após relembrar o Decálogo (5, 1-22), ele mostra que o comportamento fundamental do homem para com Deus é o amor com todo o ser (6, 4-9). A seguir apresenta uma longa catequese, explicando o que significa viver esse amor em todas as circunstâncias da vida pessoal, social, política e religiosa.


3ª reflexão:
Compare Dt 5, 1-22 com Ex 20, 1-17. Existem diferenças?


Resposta: Sim. No Deuteronômio Moisés fala para o povo de Deus (Israel) relembrando o Decálogo (Dt 5, 1-22). Ele mostra que o comportamento fundamental do homem para com Deus é o amor com todo o ser.

No Ex 20, 1-17 é o próprio Deus (Javé) que fala para Moisés os mandamentos (leis a serem cumpridas pelo povo)
.

4ª reflexão:
Ler e comentar Dt 6, 4-9.

Resposta: Moisés fala ao povo:" Ouça, Israel! Javé nosso Deus é o único Javé. Portanto, ame a Javé seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma e com toda a sua força. Que estas palavras, que hoje eu lhe ordeno, estejam em seu coração. Você as inculcará em seus filhos, e delas falará sentado em sua casa, e andando em seu caminho, estando deitado e de pé. Você também as amarrará em sua mão como sinal, e elas serão como faixa entre os olhos. Você as escreverá nos batentes de sua casa e nas portas da cidade."

Estes versículos são o núcleo fundamental da teologia do Dt. Javé é o único Deus. Portanto, a vida do homem também deve ser única, expressando uma resposta de adoração ao único Deus.

Tal resposta é um amor total, que penetra e informa a consciência (coração), o ser (alma) e a ação (força). Esse amor total deve ser interiorizado, tornando-se a base da consciência (coração). Deve constituir o objeto primeiro e contínuo de toda a educação (inculcar nos filhos), em todas as situações (sentado, andando, deitado, de pé). O amor é que dirige a ação (mãos) e as intenções (faixa entre os olhos). Deve ser vivido na família (batentes da casa) e na sociedade (portas da cidade).

Mais do que leis, o Deuteronômio procura mostrar como deve ser a vida: uma resposta de amor a Deus, que se expressa em todas as relações humanas.

Um comentário:

  1. PASSANDO PRA DEIXAR UM ABRAÇO E DESEJAR UM ÓTIMO FERIADO. http://blogjonathancruz.blogspot.com/

    ResponderExcluir