segunda-feira, 6 de junho de 2011

O PENTATEUCO


TÍTULO

Pen­ta­teuco vem de Penta + teu­chos, estojo para cinco rolos de papiro. O Pen­ta­teuco recebe tam­bém o nome de “Lei, a Lei de Moi­sés, o livro da lei de Deus; em hebraico é Torá, que sig­ni­fica ensinamento.

AUTORIA DO PENTATEUCO

A tra­di­ção, tanto judaica como da Igreja, aceita que esses livros foram escri­tos por Moi­sés. Toda­via, há dúvidas quanto a essa informação. O apa­re­ci­mento no texto de dife­ren­tes nomes de Deus, esti­los lite­rá­rios dife­ren­tes, e enu­me­ra­ção de fases dife­ren­tes do desen­vol­vi­mento do culto judaico, têm levado alguns crí­ti­cos a supor que a exis­tên­cia de vários docu­men­tos ori­gi­nais ser­vi­ram para a sua compilação.

Algumas considerações:

1. Moi­sés é con­si­de­rado o mais eru­dito da anti­gui­dade e aquele que agiu sob a dire­ção de Deus (Êx. 17,14; 34,27; Dt. 31,9.24; At 7,22).

2. Há uma con­ti­nui­dade de con­teúdo,apesar dos diversos estilos e gêneros presente nos cinco livros.

3. Cristo e os escri­to­res do N.T. afir­mam ser Moi­sés o autor da Lei (Jo 1,17; 5,47; 7,19; Rm 10,5.19).

4. As evi­dên­cias arque­o­ló­gi­cas con­fir­mam que houve intensa ati­vi­dade lite­rá­ria pelo menos a par­tir da época de Abraão.

HIPÓTESE DOCUMENTAL

A crí­tica lite­rá­ria avan­çou com a hipó­tese de o Pen­ta­teuco ser pro­duto da reu­nião de qua­tro docu­men­tos de vários auto­res. Assim:

J JAVISTA(Javé) teria sido escrito c. de 950 a.C. por um escri­tor des­co­nhe­cido do reino do sul.

E–ELOÍSTA(Eloim) teria sido escrito c. de 850 a.C. por escri­tor des­co­nhe­cido do reino do norte..

D DEUTERONOMISTA (Segunda Lei) teria sido com­posto sob o patro­cí­nio do rei Josias c. 650 a.C.

P–PREBISTERAL(Código sacer­do­tal) teria sido com­posto em várias eta­pas a par­tir do exí­lio, desde Eze­quiel, c. 525 a.C.

Estas teo­rias ques­ti­o­nam a ins­pi­ra­ção divina por duas maneiras:

a) Em vez de serem toma­das como pala­vras do pro­feta de Deus são con­si­de­ra­das pro­duto da ima­gi­na­ção humana.

b) A pre­tensa ine­xati­dão his­tó­rica induz a ver os docu­men­tos como mitos inven­ta­dos por devo­tos religiosos.

IMPORTÂNCIA DO PENTATEUCO

A impor­tân­cia do Pen­ta­teuco é ava­li­ada medi­tando nos seus cinco temas respectivos:

1. Cós­mico. Explica o cos­mos e a sua pri­meira causa. A pri­meira frase é escla­re­ce­dora quando diz: “No prin­cí­pio criou Deus os céus e a terra”.

2. Étnico. Des­creve o começo e a expan­são das raças, povos e nações.

3. His­tó­rico. É único a tra­çar a ori­gem do homem numa linha con­tí­nua a par­tir de Adão e da implan­ta­ção do reino teocrático.

4. Reli­gi­oso. revela a pes­soa e o cará­ter de Deus, a cri­a­ção e queda do homem, e as ali­an­ças e pro­mes­sas divi­nas da redenção.

5. Pro­fé­tico. É a ori­gem dos temas pro­fé­ti­cos em toda a Bíblia. Toda a sua his­tó­ria gira em torno do Mes­sias e do reino messiânico.

TEMAS DO PENTATEUCO

1. SOBRE DEUS

GÊne­sis – Deus é sobe­rano sobre a cri­a­ção, o homem e as nações.

Êxodo - Deus tem poder para jul­gar o pecado e redi­mir o pecador.

Leví­tico – Deus é santo e provê as con­di­ções para uma vida santa.

Núme­ros – Deus é bom e justo para dis­ci­pli­nar o seu povo.

Deu­te­ro­nó­mioDeus é fiel para cum­prir as suas promessas.

2. O PROJETO DE DEUS

Gêne­sis – Pre­pa­ra­ção e regu­la­mento do Reino de Deus.

Êxodo – Inau­gu­ra­ção e legis­la­ção do Reino de Deus.

Leví­tico – Orga­ni­za­ção espi­ri­tual do Reino de Deus.

Núme­ros – Orga­ni­za­ção polí­tica do Reino de Deus.

Deu­te­ro­nômio – Reor­ga­ni­za­ção do Reino para Canaã.

Fonte: texto entregue em sala de aula pelo professor Aderson Vianna

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