quarta-feira, 17 de abril de 2013

A Igreja é Una





A Igreja de Cristo é una e não poderia deixar de sê-lo:
·       una, porque brota do Deus que é trino na unidade perfeita e é a realização na história e no mundo do seu único plano de amor e salvação:

Há diversidade de dons mas um mesmo é o Espírito. Há diversidade de ministérios mas um mesmo é o Senhor. Há diferentes atividades mas um mesmo é Deus que realiza todas as coisas em todos (1Cor 12,4ss).

·       una, porque um só é o seu Fundador, que sonhou com sua Igreja como o único rebanho (cf. Jo 10,16), seu único corpo (cf. 1Cor 12,12s); o único templo pleno do seu Espírito, do qual ele mesmo, Cristo, é a pedra angular (cf. Ef 2,20s).

·       una, porque a missão de Cristo Jesus era congregar na unidade os filhos de Deus dispersos:

Jesus iria morrer... para congregar na unidade os filhos de Deus dispersos
(Jo 11,52).

O Filho Jesus veio para
criar em si mesmo um só Homem Novo (Ef 2,15).

Por isso, de modo comovente, o Senhor Jesus rezou pela unidade de sua Igreja e deu-lhe esta unidade como dom irrevogável:

Não rogo somente por eles, mas pelos que, por meio de sua palavra, crerão em mim: a fim de que todos sejam um. Como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, que eles estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes dei a glória que tu me deste para que sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade e para que o mundo reconheça que me enviaste e os amaste como amaste a mim (Jo 17,20-23).

·       una na mesma fé, no mesmo Senhor, no mesmo batismo, na mesma vida de unidade:

Há um só Corpo e um só Espírito, assim como fostes chamados por vossa vocação para uma só esperança. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo.  Há um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, por todos e em todos (Ef 4,4ss).

Os que receberam a palavra se batizaram, e naquele dia se converteram umas três mil pessoas. Eles mostravam-se assíduos à doutrina dos apóstolos, às reuniões em comum, ao partir do pão e às orações (At 2,42).
Esta unidade, que é dom de Cristo e fruto do Espírito, não pode ser perdida, apesar de tantas feridas na história da Igreja: os cismas, as heresias e as apostasias. Dessas feridas todos os cristãos são culpados e são sinal de uma grave infidelidade ao Senhor Jesus! Por isso mesmo, Cristo Senhor, além de ter dado o Espírito Santo como artífice primário e invisível da unidade eclesial, dotou sua Igreja de elementos visíveis que realizam e significam esta unidade no Espírito: a única Eucaristia, o único Colégio apostólico sucedido pelo Colégio dos Bispos e o ministério de Pedro, sobre os quais falaremos mais adiante.

É indispensável deixar claro que jamais Cristo pensou em diversas igrejas, nem a comunidade apostólica admitiu divisão de doutrina ou separação entre as comunidades:

A multidão dos que haviam crido era um só coração e uma só alma (At 4,32). 

Exorto-vos, irmãos, pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo: Sede todos unânimes no falar, e não haja entre vós divisões, antes sede concordes no mesmo pensar e no mesmo sentir (1Cor 1,10).

Eu me admiro que passastes tão depressa daquele que vos chamou à graça de Cristo, para um outro evangelho. De fato, não há dois evangelhos. O que há, são pessoas que semeiam a confusão entre vós e pretendem deturpar o Evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo descido do céu vos anuncie um evangelho diferente do que vos anunciamos, que seja anátema. Eu já vo-lo disse antes, e agora repito: se alguém vos pregar outro evangelho diferente do que recebestes, seja anátema (Gl 1,6-9).

Pelo conforto que há em Cristo, pela consolação que há no Amor, pela comunhão no Espírito, por toda ternura e compaixão, completai minha alegria, permanecendo unidos no mesmo pensar, no mesmo amor, no mesmo ânimo, no mesmo sentir (Fl 2,1s).

Quem ensina doutrinas estranhas e discorda das palavras salutares de Nosso Senhor Jesus Cristo e da doutrina conforme à piedade, é um obcecado pelo orgulho, um ignorante que morbidamente se compraz em questões e discussões de palavras. Daí é que nascem invejas, contendas, insultos, suspeitas, porfias de homens com mente corrompida e privados da verdade que fazem da piedade assunto de lucro (1Tm 6,3-5).

São numerosos os textos do Novo Testamento que deixam claro que a Igreja é una e deve viver na unidade: 2Ts 3,6;1Tm 3,15; 4,16; 6,3-5.14.20s; 2Tm 2,14; 2,20-26; 3,13-14; 4,3-5; Tt 1,10-11. As faltas contra a unidade da Comunidade na mesma fé e na mesma caridade são repreendidas com dureza pelos apóstolos! Exatamente porque povo de Deus, corpo de Cristo e templo do Espírito, a Igreja é una e única. O Concílio Vaticano II, recolhendo a doutrina sempre presente na Igreja ensinou de modo admirável:

Assim, a Igreja, única grei de Deus, como um sinal levantado entre as nações, administrando o Evangelho da paz para todo o gênero humano, peregrina na esperança, rumo à meta da pátria celeste. Este é o sagrado mistério da unidade da Igreja, em Cristo e por Cristo, realizando o Espírito Santo a variedade dos ministérios. Deste mistério o supremo modelo e princípio é a unidade de um só Deus, o Pai e o Filho no Espírito Santo, na Trindade das pessoas (UR 2ef).




Nenhum comentário:

Postar um comentário