Mostrando postagens com marcador WILLY. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador WILLY. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Missa de um ano de falecimento do prof. Willy Monteiro

Neste  domingo, 27/10, será celebrada missa de um ano de falecimento de Willy Monteiro,que foi professor da Escola da Fé.
Será na Paróquia Sagrado Coração de Jesus,Matriz de Casa Forte, às 8h da manhã.
Abaixo um dos muitos textos escritos por ele.


A   C R U Z

A cruz é o lugar e o meio pelo qual Deus mais nos amou. É o alvará de libertação e a nossa carta de alforria, que nos foi concedida quando JESUS morreu.
O Pai nos perdoou porque CRISTO realizou por nós o que deveríamos, mas não poderíamos, ter feito. A Cruz é a ÁRVORE DA VIDA, cujo fruto é a  VIDA NOVA trazida por JESUS. Somente em CRISTO podemos nos alimentar de uma esperança real e eterna, pois nele e somente nele, temos segurança total.
No Calvário Deus apagou nossos pecados e deu-nos uma nova chance e ofereceu-nos milagrosa ajuda. A pessoa de JESUS de Nazaré pode ser interpretada como um equívoco absurdo, totalmente inútil e sem sentido, ou como o ponto central e o eixo em torno do qual gira a história humana. Para os cristãos a segunda alternativa é a verdadeira.
A resposta de Deus ao sofrimento e a impossibilidade humana, não foi tentar explicar, mas ENVIOU seu filho amado, que por sua obediência, dor e sofrimento realizaram a SALVAÇÃO, resolvendo definitivamente este mistério, para nos mostrar, por meio da CRUZ e RESSURREIÇÃO o caminho da esperança eterna. O sofrimento é inerente a condição humana, mas não é castigo de Deus. No AT., Jó vivencia uma experiência direta de Deus e reconhece que a vida é um mistério. Quantas vezes nossas explicações diante do sofrimento de outras pessoas também soam vazias? É preciso descer, não apenas sentar no chão, mas entrar na realidade do outro. Bem lembrado é um provérbio chinês que diz: “Para entender alguém é preciso caminhar com suas sandálias durante uma semana”. A mudança de mentalidade só é possível a partir de uma experiência concreta, sendo um processo contínuo que só se inicia a partir de uma nova experiência. Tomar sua cruz significa empenhar-se em vencer o pecado que se constitui  o obstáculo no caminho em direção de JESUS. Devemos acolher diariamente a vontade do Senhor e fazer crescer a nossa fé, especialmente diante das dificuldades e sofrimentos. Com coragem procuremos abraçar a CRUZ, pois se não a abraçamos ela nos esmaga, mas quando a abraçamos ela cria asas e nos transporta ao paraíso.
Willy
23/01/12



terça-feira, 30 de outubro de 2012

Missa de 7º dia

A Missa de 7º dia do falecimento de Willy Cavalcanti será na sexta-feira (02/11), na Matriz de Casa Forte, às 19h.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

HOMENAGEM A WILLY, por Evandro





Escutei  nesta sexta feira numa pregação na Canção Nova a seguinte frase:
“Se conseguires  na tua vida salvar uma alma,  a tua se salvará”

A experiência da Escola da Fé, e conhecendo-o de outras caminhadas, meditando sobre o sofrimento do nosso professor Willy, seus parentes e amigos, durante esses meses.  

Pelos ensinamentos do Evangelho que o mesmo nos transmitiu, como leigo, ao longo de décadas dedicados a evangelização de milhares de pessoas e zelando pelo bem da igreja, nos veio à mente duas passagens das cartas de São Paulo, tão bem ensinadas por ele e que similarizam sua trajetória de volta à casa do Pai.

É um casamento perfeito entre a Carta aos Filipenses 1, 20-25 e a Carta aos Colossenses 1, 24-26, atualizando o que a teologia paulina nos deixou como luz para entender o sofrimento e o poder libertador da palavra de Deus: 

Vejamos:

Minha expectativa e esperança é de que em nada serei confundido, mas com toda ousadia, agora como sempre, Cristo será engrandecido no meu corpo, pela vida ou pela morte. Pois para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. Mas, se o viver na carne me dá ocasião de trabalho frutífero, não sei bem o que escolher. Sinto-me num dilema: Meu desejo é partir e ir estar com Cristo, pois isso me é muito melhor, mas o permanecer na carne é mais necessário por vossa causa. (Filipenses 1, 20-25)

Agora regozijo-me nos meus sofrimentos por vós, e completo o que falta às tribulações de Cristo em minha carne pelo seu corpo, que é a Igreja. Dela me tornei ministro, por encargo divino a mim a vosso respeito, para levar a bom termo o anuncio da palavra de Deus. (Colossenses 1, 24-26)

Obrigado pela companhia.
Evandro Henrique

sábado, 27 de outubro de 2012

Adeus, Willy Cavalcanti


Faleceu, hoje, pela manhã, nosso querido professor Willy Cavalcanti. Homem de muito conhecimento e nos ensinou bastante sobre Jesus Cristo. Agora  está lá juntinho de Deus, depois de ter passado vários meses internado no hospital.
O texto abaixo é um dos vários escrito por ele.



A   C R U Z

A cruz é o lugar e o meio pelo qual Deus mais nos amou. É o alvará de libertação e a nossa carta de alforria, que nos foi concedida quando JESUS morreu.
O Pai nos perdoou porque CRISTO realizou por nós o que deveríamos, mas não poderíamos, ter feito. A Cruz é a ÁRVORE DA VIDA, cujo fruto é a  VIDA NOVA trazida por JESUS. Somente em CRISTO podemos nos alimentar de uma esperança real e eterna, pois nele e somente nele, temos segurança total.
No Calvário Deus apagou nossos pecados e deu-nos uma nova chance e ofereceu-nos milagrosa ajuda. A pessoa de JESUS de Nazaré pode ser interpretada como um equívoco absurdo, totalmente inútil e sem sentido, ou como o ponto central e o eixo em torno do qual gira a história humana. Para os cristãos a segunda alternativa é a verdadeira.
A resposta de Deus ao sofrimento e a impossibilidade humana, não foi tentar explicar, mas ENVIOU seu filho amado, que por sua obediência, dor e sofrimento realizaram a SALVAÇÃO, resolvendo definitivamente este mistério, para nos mostrar, por meio da CRUZ e RESSURREIÇÃO o caminho da esperança eterna. O sofrimento é inerente a condição humana, mas não é castigo de Deus. No AT., Jó vivencia uma experiência direta de Deus e reconhece que a vida é um mistério. Quantas vezes nossas explicações diante do sofrimento de outras pessoas também soam vazias? É preciso descer, não apenas sentar no chão, mas entrar na realidade do outro. Bem lembrado é um provérbio chinês que diz: “Para entender alguém é preciso caminhar com suas sandálias durante uma semana”. A mudança de mentalidade só é possível a partir de uma experiência concreta, sendo um processo contínuo que só se inicia a partir de uma nova experiência. Tomar sua cruz significa empenhar-se em vencer o pecado que se constitui  o obstáculo no caminho em direção de JESUS. Devemos acolher diariamente a vontade do Senhor e fazer crescer a nossa fé, especialmente diante das dificuldades e sofrimentos. Com coragem procuremos abraçar a CRUZ, pois se não a abraçamos ela nos esmaga, mas quando a abraçamos ela cria asas e nos transporta ao paraíso.
Willy
23/01/12

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Co-padroeira do Recife

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós, especialmente pelo professor Willy Cavalcanti. Amém.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

IDE E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA


O mandato Missionário ordenado por JESUS aos seus primeiros Apóstolos, antes de suaAscensão é narrado de diversas maneiras para sua execução.

Cada Evangelista o enfoca de determinado ângulo, confirmando como uma Missão Plural, não havendo só um modelo de Missão. Para S. Marcos a Missão é INTINERANTE e seu espaço mais característico é a EVANGELIZAÇÃO tendo como imagem de seu modelo a ESTRADA. Ele nos apresenta de maneira viva, atrativa e pitoresca a Humanidade e a Divindade de JESUS como o MESSIAS esperado, para enamorarmos DELE, e inaugura um novo gênero literário: O EVANGELHO. JESUS é o EVANGELHO  de Deus é o mensageiro e a própria mensagem. São Marcos  é sintetizado pelo LEÃO, animal forte e agressivo, porque começa sua narrativa com S. JOÃO BATISTA no deserto, que era tido como o lugar dos animais selvagens.

O Evangelho, canonicamente conhecido como sendo de S. Marcos, antigamente chamado Evangelho de S. Pedro, pode sem dúvida, ser chamado o “Evangelho do CATECUMENO”. Catecúmeno é o principiante, aquele que está sendo evangelizado para receber os primeiros sacramentos.
O Escrito de S. Marcos é o mais breve, tendo somente 16 capítulos, foi o primeiro documento do Novo Testamento, tendo sido escrito em grego entre 12 e 13 anos após a Páscoa Cristã, pelos anos (45-46)EC. E sendo conhecido por S. Mateus, S. Lucas e S. João. A datação por carbono dos manuscritos essenios, descobertos em 1947 nas grutas de QUMRAN, tem por característica o ANUNCIO da BOA NOTÍCIA sendo um Evangelho querigmático. JESUS é o SOL, que não admite qualquer outra luz e não trata os acontecimentos no tempo passado (foi, fiz,disse) mas no presente histórico (vai,diz,chega), passando a idéia real de que o Evangelho é atual vivo e eficaz (11,18; 12,13,18; 13,1; 14,17,32,43). Tem a lembrança tão viva na memória que usa 7 palavras em aramaico palestino sua língua mãe, junto com o hebráico e o grego, as quais nos transportam aquela cultura. Para S. Marcos é mais importante, o que JESUS FAZ do que ELE DIZ, por isso narra 18 milagres. Não especifica o conteúdo da pregação de JESUS (1,21.27; 2,13; 4,1) mas os resultados (Mc. 1,22).
É o primeiro Manual do Missionário. S. Marcos oferece uma fascinante apresentação da pessoa e missão de JESUS CRISTO, para despertar a nossa FÉ e enamorarmos DELE.
Sua principal preocupação é mostrar QUEM É JESUS. Logo no início JESUS CRISTO é o FILHO DE DEUS e praticamente encerra com a declaração do centurião aos pés da cruz “Este homem era realmente o FILHO DE DEUS (Mc. 15,39). Conduz sua narração por 13 capítulos para o âmago dos capítulos (14,15). JESUS é o mesmo; ontem, HOJE e por toda a eternidade (Hb. 13,8) e como naquele tempo nos questiona (Mc. 8 , 27-33):
A – Que dizem HOJE as pessoas QUE  EU SOU?
B – E para você, quem SOU EU?
O mandato missionário em Mc. 16 (15-20) É:
1 – IDE por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura, sem acepçãp de pessoas;
2 – Quem crer e for batizado será SALVO, mas quem não crer será condenado;
3 – Estes milagres acompanharão os que crerem:
a-      Expulsarão demônios em meu nome;
b-      Falarão novas línguas;
c-       Manusearão serpentes;
d-      Se beberem veneno mortal não lhes fará mal;
e-      Imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados.
Após o Pentecostes Cristão os discípulos PARTIRAM e PREGARAM por toda parte. O Senhor cooperava com eles e confirmava a sua palavra com os milagres que a acompanhavam. AGORA ELE HOJE pergunta a VOCÊ:
C – Queres me seguir?
D – Topas abraçar a ÚNICA Missão da Igreja, que é EVANGELIZAR?
Se responderes afirmativamente. Vem ser meu discípulo como Bartimeu (Mc. 10,46).

Willy
21/02/12

sábado, 31 de março de 2012

A Cruz



A cruz é o lugar e o meio pelo qual Deus mais nos amou. É o alvará de libertação e a nossa carta de alforria, que nos foi concedida quando JESUS morreu.
O Pai nos perdoou porque CRISTO realizou por nós o que deveríamos, mas não poderíamos, ter feito. A Cruz é a ÁRVORE DA VIDA, cujo fruto é a  VIDA NOVA trazida por JESUS. Somente em CRISTO podemos nos alimentar de uma esperança real e eterna, pois nele e somente nele, temos segurança total.
No Calvário Deus apagou nossos pecados e deu-nos uma nova chance e ofereceu-nos milagrosa ajuda. A pessoa de JESUS de Nazaré pode ser interpretada como um equívoco absurdo, totalmente inútil e sem sentido, ou como o ponto central e o eixo em torno do qual gira a história humana. Para os cristãos a segunda alternativa é a verdadeira.
A resposta de Deus ao sofrimento e a impossibilidade humana, não foi tentar explicar, mas ENVIOU seu filho amado, que por sua obediência, dor e sofrimento realizaram a SALVAÇÃO, resolvendo definitivamente este mistério, para nos mostrar, por meio da CRUZ e RESSURREIÇÃO o caminho da esperança eterna. O sofrimento é inerente a condição humana, mas não é castigo de Deus. No AT., Jó vivencia uma experiência direta de Deus e reconhece que a vida é um mistério. Quantas vezes nossas explicações diante do sofrimento de outras pessoas também soam vazias? É preciso descer, não apenas sentar no chão, mas entrar na realidade do outro. Bem lembrado é um provérbio chinês que diz: “Para entender alguém é preciso caminhar com suas sandálias durante uma semana”. A mudança de mentalidade só é possível a partir de uma experiência concreta, sendo um processo contínuo que só se inicia a partir de uma nova experiência. Tomar sua cruz significa empenhar-se em vencer o pecado que se constitui  o obstáculo no caminho em direção de JESUS. Devemos acolher diariamente a vontade do Senhor e fazer crescer a nossa fé, especialmente diante das dificuldades e sofrimentos. Com coragem procuremos abraçar a CRUZ, pois se não a abraçamos ela nos esmaga, mas quando a abraçamos ela cria asas e nos transporta ao paraíso.
Willy
23/01/12

quarta-feira, 28 de março de 2012

FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA




1 – O que é saúde?
Não pode ser definida apenas como ausência de doenças. É antes de tudo o resultado das condições de:
·         Alimentação
·         Habitação
·         Educação
·         Renda
·         Meio Ambiente
·         Trabalho
·         Transporte
·         Lazer
·         Acesso aos Serviços de Saúde
É um dos mais básicos valores do coração humano, juntamente com o desejo de AMAR e ser AMADO e a busca de ter longa vida, ou mesmo, querer viver para sempre.
2 – Quem primeiro deve se comprometer com a Saúde?
É a própria pessoa (cidadã) para viver de forma saudável, para isso é preciso ser educado.
3 – O que é educar?
É moldar o caráter das pessoas para que possam alcançar condição de cidadãos (as) cooperativa na construção da Sociedade Solidária.
4 – O que é o cidadão (ã)?
É uma pessoa revestida de plenos direitos: civis, políticos, sociais, que tem como uma de suas obrigações trabalharem pela proteção vigilante do Estado no propósito dos direitos.
5 – O que é Saúde Pública?
A Organização Pan-Americana de Saúde, em 2002 definiu: Como o esforço organizado da Sociedade, principalmente através de suas instituições de caráter público para:
·         Melhorar
·         Promover
·         Proteger
·         Restaurar, a saúde das populações, por meio de atuação de alcance coletivo.  Na visão cristã a SAÚDE é vista como um DOM que Deus confiou à responsabilidade humana!
O que é Sociedade justa?
A justiça e a virtude da cidadania.
6 – O que é BIO ÉTICA dos quatro pés?
Faz-se necessário desenvolve-la, se compõe de:
·         Promoção da saúde
·         Prevenção de doenças
·         Proteção de vulneráveis
·         Precaução ante o desenvolvimento biotecnológico.
7 – O que a BÍBLIA nos ensina?
Deus é quem faz viver ou morrer. Ele fere e também cura (Dt 32,39). A saúde é, portanto concedida como DOM DIVINO, sendo tido como uma BENÇÃO. Por isso o primeiro recurso para a cura de uma doença é a ORAÇÃO (Eclo 38,9). Da terra o Senhor criou os remédios e a pessoa sensata não os despreza, nem aos médicos (Eclo 38,4). O socorro aos necessitados é a condição para uma sociedade abençoada (Dt 15, 4-5), sendo o caminho por excelência a prática da PARTILHA.
8 – Como anda a saúde pública em nosso País?
O sistema público tem uma concepção filosófica humanística comunitária maravilhosa. É perfeita na teoria, mas na prática deixa muito a desejar, revelando-se um caos em termos de funcionamento. O mundo da saúde é um campo de grandes injustiças, desigualdades e iniqüidades.
9 – Qual a perspectiva cristã para melhorar tal situação?
A perspectiva cristã fornece sólida fundamentação para construção de um sistema de saúde, baseada na:
·         Solidariedade
·         Fraternidade
·         Igualdade
·         Justiça Social
Um sistema que contempla TODOS, doentes e sãos. Sempre que a equidade a justiça são violados a vida do ser humano corre riscos e falar de saúde se torna mera UTOPIA.

A questão maior situa-se sobre a dignidade dos doentes e a possibilidade de uma vida de qualidade para seres frágeis e mortais. A dignidade de cada um de nós não é uma questão secundária; são DIREITO E PRINCÍPIO INVIOLÁVEIS. Ter longevidade é importante, mas, sobretudo é preciso ter QUALIDADE de vida.

10 – O que é PASTORAL DA SAÚDE?
É uma maneira pela qual a Igreja Católica Apostólica Romana coloca-se solidária com os enfermos, doentes, pobres e de todo povo de Deus para que TODOS tenham VIDA e vida em abundância (Jo 10,10). Ela encarna na prática o mandato ordenado por JESUS, de IR por todo o mundo, ANUNCIAR a BOA NOTÍCIA a TODOS e CURAR os enfermos e doentes (Mc 16,15ss), colaborando assim para construção do REINO de DEUS, neste caso “REINO DA SAÚDE”. Lembremo-nos que doentes sempre existiram e doentes sempre poderemos ficar, pois faz parte de nossa vida como seres frágeis e mortais. Dessa forma a PASTORAL DA SAÚDE deve deixar-se guiar pelo Espírito Santo e nele AGIR PROFETICAMENTE, no mundo da SAÚDE, no ANÚNCIO da VIDA e no compromisso com os doentes, colaborando assim para construção do Reino de Deus, que será sempre perfeito enquanto na terra estivermos, mas tornará a vida mais digna possível para todos onde ela acontecer e teremos então um grande Sinal de ESPERANÇA.
11 – O que poderemos fazer? Nos ambientes que freqüentamos.
·         Individual
·         Coletivamente
a – Na paróquia existem de fato estes Serviços? Ou ele está em pior situação que o SUS? Tão doente que é incapaz de VER e OUVIR o clamor do POVO DE DEUS;
b - Temos coragem de fazer um exame avaliatório e efetuar as correções necessárias e urgentes.
RENOVAR AS VELHAS E SUPERADAS ESTRUTURAS PAROQUIAIS, principalmente substituindo os eternos donos/donas dos espaços vitalícios que não querem perder privilégios.
12 – Quer se aprofundar no assunto?  Não deixe de ler:
1 – “Como visitar um doente” Pe Anísio Baldessin (MI) Camiliano - Orientações práticas para padres, pastores e agentes da pastoral da saúde (Edição Loyola).
2 – Guias de Formação para líderes das pastorais: da criança, dos idosos e da saúde.
3 – Revista” Vida Pastoral” (VOZES) nº 283 de março/abril de 2012.