quinta-feira, 14 de junho de 2012

Quem é São Lucas?


Jesus nos quatro Evangelhos

Evangelho é a Boa Nova de Jesus. Evangelista é o portador das boas obras de Jesus.

O EVANGELHO É UM SÓ, só que escrita por quatro autores, para retratar melhor a história de Jesus
Os quatro evangelistas conduze-nos a Jesus:
  • Marcos mostrou-nos um Jesus que nos deixou seduzidos pelo mestre
  • 11.242 palavras – 16 capítulos – 673 versiculos
  • Mateus delineou Jesus como mestre. Nele se cumpre todas as profecias do Primeiro Testamento
  • 18.305 palavras – 28 capítulos – 1.068 versículos
  • Por sua parte, Lucas dá enfase a Jesus misericordioso
  • 19.428 palavras – 24 capítulos – 1.149 versículos 
  • João nos dará sete chaves para contemplarmos a Palavra feito carne
  • 15.416 palavras – 21 capítulos -
A escolha de São Lucas como patrono dos médicos e do dia 18 de outubro como "dia dos médicos", é comum a muitos países, dentre os quais Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos.
Para os que gostam de números, dos 1.149 versículos do Evangelho de Lucas distribuídos em seus 24 capítulos, 547 versículos  (47%) são originais, ou seja, são citados apenas em Lucas, o que empresta ao texto lucano um caráter investigativo superior, reforçando o empenho pessoal empreendido por este médico para relatar os fatos mais significativos para a cristandade de seu tempo e por conseguinte para nós também. O propósito de Lucas era abastecer os cristãos gentios, os não judeus, da verdade das "Boas Novas" proclamadas por Jesus Cristo, o Filho do Homem. 
Evangelho Segundo São Lucas
Lucas dedicou seu livro a um certo Teófilo (Lucas 1,3; Atos 1,1-2), certamente uma pessoa de posição, um mecenas de influencia que certamente teria patrocinado a produção e a difusão da obra de Lucas, segundo o costume daquela época.
Quem é Sao Lucas?
Quanto mais conhecermos Lucas e a estrutura de seu escrito melhor conheceremos Jesus, porque o evangelista é como um espelho em que podemos contemplar a pessoa de Cristo.
1)Judeu, não palestino. Tem uma mentalidade aberta e universal
Lucas, judeu da diáspora, pintou  para nós a figura de Jesus misericordioso, Salvador universal.

Não há dados precisos sobre a vida de S. Lucas. Segundo a tradição era natural de Antióquia, cidade situada em território hoje pertencente à Síria e que, na época, era um dos mais importantes centros da civilização helênica(civilizacão grega) na Ásia Menor. Viveu no século I e.C., desconhecendo-se a data do seu nascimento, assim como de sua morte.
Lucas ordena os fatos do ministério de Jesus, buscando dar um caráter universal a fé cristã, boa notícia para todos os povos, pois se baseia na libertacão de todo tipo de prisão e opressão, na recuperacão da vista a toda forma de cegueira, na inauguracão de um novo tempo, e que a graca de Deus tenha lugar na história(Lc 4,16-21).
 É Jesus Cristo o salvador universal que se interessa por todos os povos e a todos deseja salvar. Neste sentido Lucas faz questão de instruir a Teófilo sobre os valores do cristianismo (Lucas 1.4).

2)Fiel companheiro de São Paulo e reconhecido nas igrejas

Ele não foi testemunha ocular da vida de Jesus Cristo (Lucas 1,2) e, embora médico por profissão (Colossenses 4.14), Lucas tornou-se um extraordinário evangelista, acompanhando Paulo em algumas de suas viagens missionárias e estando com este em seu martírio (2Timóteo 4.11).
Como convertido na nova fé, ele acompanhou São Paulo na sua segunda jornada missionária em torno dos anos 51 E.C e permaneceu 6 anos em Philippi, na Grécia e foi na terceira jornada com Paulo, que incluiu o famoso naufrágio as costas de Malta. Ele permaneceu com Paulo durante sua prisão.
 Em 66 E.C, Lucas voltou para a Grécia onde se acredita que veio a falecer com a idade de 84 anos "repleto do Espirito Santo".
Tinha fama e autoridade moral em todas as igrejas.(2Cor 8,18)
3) Literato fino e educado

Segundo a tradição, São. Lucas era médico, além de pintor, músico e historiador, e teria estudado medicina em Antióquia. Possuindo maior cultura que os outros evangelistas, seu evangelho utiliza uma linguagem mais aprimorada que a dos outros evangelistas, o que revela seu perfeito domínio do idioma grego. 
Não há provas documentais, porém há provas indiretas de sua condição de médico. A principal delas nos foi legada por São Paulo, na epístola aos colossenses, quando se refere a "Lucas, o amado médico" (4.14). Foi grande amigo de São Paulo e, juntos, difundiram os ensinamentos de Jesus entre os gentios.
De acordo com a Igreja Católica Ortodoxa Grega, São Lucas sempre andava com uma pintura de Nossa Senhora com ele, e ela foi o instrumento de varias conversões. Na verdade ele foi um grande artista e grande escritor, e suas narrativas inspiraram grandes escritores e grandes mestres da arte, mas as pinturas existente da Virgem, as quais é dito que ele teria pintado, são trabalhos de datas bem mais recentes. Não obstante alguns julgam que a pintura de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro teria sido pintada por ele.
Tinha especial cuidado com as mulheres: Isabel, Maria, Ana, a viúva de Naim, etc…

Em seu escrito está refletida sua cultura e sua educacão.
4)Assinatura
“medico, cura-te a ti mesmo!. Lucas atribui a Jesus sua própria profissão(col 4,14)
Uma prova indireta da sua condição de médico consiste na terminologia empregada por Lucas em seus escritos. Em certas passagens, utiliza palavras que indicam sua familiaridade com a linguagem médica de seu tempo. Este fato tem sido objeto de estudos críticos comparativos entre os textos evangélicos de Mateus, Marcos e Lucas, e é apontado como relevante na comprovação de que Lucas era realmente médico.
5) Fotografia
Parábola do Bom Samaritano (Lc 10,29-37) Lucas era como o samaritano e era assim que ele via as outras pessoas.
Lucas era um homem misericordioso e isto se reflete em sua obra.
6)Símbolo do evangelista
 Boi manso,não faz mal a ninguém.
·         Sempre desculpa: os apóstolos adormecem “de tristeza”e não creem na ressurreicao “por causa da alegria”(22,45; 24,40-41; 9,445; 18,34).
·         Suprime a pretensão de Tiago e João, que querem sentar um à direita e outro à esquerda do trono do Messias

São Lucas inicia o seu Evangelho falando do sacerdote Zacarias, cuja função era oferecer sacrifícios no templo. Daí, o touro representado os sacrifícios oferecidos (Lc 1,25).

7) Não conheceu Jesus pessoalmente,mas investigou com testemunhas de primeira mão.

Não pertenceu ao grupo dos doze, nem conheceu Jesus pessoalmente.

Lucas já possuía material sobre a vida de Jesus, o qual procurou estudar cuidadosamente (ele mesmo afirma em 1,3).
Segundo os estudiosos da bíblia, Lucas deve ter utilizado como fonte o Evangelho de
Marcos(65-68 a.E.C.) e o de Mateus(80 a.E.C.).

Ele investigou com testemunhas oculares e ministros da palavra (1,2) para nos deixar um escrito autentico.

Foi somente gracas ao espírito Santo que Lucas conseguiu conhecer verdadeiramente Jesus. Muitos conheceram Jesus pessoalmente, mas o recusaram ou não o valorizaram.
   
Fontes:
Boa Nova de Jesus – João Luiz Correia Junior e José Flávio de Castro Fernandes
Bíblia Pastoral
Jesus nos quarto Evangelhos – José H. Prado Flores

Trabalho feito por Tereza Diniz da Silva
Catequista na Paróquia do Sagrado Coracão de Jesus
Matriz de Casa Forte

2 comentários:

  1. AMEI VOCÊ VAI POSTAR SOBRE OS OUTROS 3 EVANGELHO?
    ANNA
    adimango@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Já coloquei o de Marcos. Quando conseguir os outros eu postarei.

    ResponderExcluir