segunda-feira, 25 de junho de 2012

Comentário de Bartolomeu



Creio que quem não esteve na aula e souberem do seu desenvolvimento e da participação dos que marcaram presença vão pedir para vocês, Ana e o seu Diniz, repetirem a dose.

Só que já na próxima terça (26/06) teremos o início das aulas sobre o Evangelho de São João e que será ministrada pelo diácono e teólogo Aerton. 

Sintam-se todos convidados e incentivados para convidarem outros irmãos/ãs da Paróquia e dos círculos de amizade para prestigiarem o Prof. Aerton que de saída agradou a todos nós pela sua facilidade comunicação e didática. (Ele) solicitou dos presentes que para a próxima aula  lêssemos em casa os 11 capítulos iniciais do Evangelho (livro dos sinais). Pediu-nos que fizéssemos anotações das dúvidas.  

Sabemos que o Evangelho de São João (Deus faz misericórdia) é muito bonito, sendo escrito de 20 a 25 anos depois de São Mateus e 35 anos depois de São Marcos. O evangelista já estava na faixa dos 70 anos de vida religiosa e muito comprometido com a Igreja. O cristianismo já avançava pelo império romano e a distinção do judaísmo já era bastante clara. Para São João o Novo Testamento não é continuação do Antigo (como em Mateus), mas o Evangelho definitivo.

São João tem olhos perspicazes de uma águia e por isso a ave é o seu símbolo, por voar alto e dispor de uma visão ampla e com acuidade. Os exegetas comentam que ele é amoroso (discípulo amado), mas apresenta roupantes de violento (quer fazer cair fogo sobre os samaritanos) e de ambicioso (quer sentar à direita do trono de Jesus). 

Gente, é desperdício grande perder a próxima aula da Escola da Fé

Em Cristo.

Bartolomeu

Um comentário: