terça-feira, 27 de novembro de 2012

Resumo do Capítulo 16 do Livro Como ler os Atos dos Apóstolos



Capítulo 16

De perseguidor a perseguido (At 9,1-30)
Jesus entrou de repente na vida de Paulo, e provocou uma profunda transformação: de perseguidor ele se transforma em apóstolo perseguido.
Um perseguidor ferrenho (At 9,1-2)
De perseguidor a apóstolo -* 1 Saulorespirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Ele apresentou-se ao sumo sacerdote, 2 e lhe pediu cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de levar presos para Jerusalém todos os homens e mulheres que encontrasse seguindo o Caminho.

Paulo tinha bastante prestígio, pois conseguiu do Sinédrio uma licença para perseguir os cristãos.
Que “cai do cavalo” (At 9,3-9)
Muitas vezes é preciso cair para poder entender que Jesus está presente na vida das comunidades.
A comunidade teme (At 9,10-16)
Quem fez sofrer agora também vai sofrer por causa do nome de Jesus.
Mas acolhe o novo irmão (At 9,17-19)
Paulo entra para a comunidade, e é certamente isso que lhe cura a cegueira, dando-lhe visão nova das coisas.
De perseguidor a perseguido (At 9,19-25)
19 Logo depois comeu e ficou forte como antes.
De perseguidor a perseguido -* Saulo passou então alguns dias com os discípulos em Damasco. 20 E logo começou a pregar nas sinagogas, afirmando que Jesus é o Filho de Deus. 21 Os ouvintes ficavam impressionados e comentavam: «Não é este o homem que descarregava em Jerusalém a sua fúria contra os que invocam o nome de Jesus? E não é ele que veio aqui justamente para os prender e levar aos chefes dos sacerdotes22 No entanto, Saulo se fortalecia cada vez mais e deixava confusos os judeus que moravam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Messias.
Paulo começa a pregar abertamente (9,22), e isso provoca a reação violenta. Começa já o sofrimento por causa do nome de Jesus (9,16), sinal de autenticidade do testemunho num mundo que rejeita a Jesus porque rejeita a justiça.
O testemunho leva à solidariedade (At 9,26-30)
28 Daí em diante Saulo ficou em Jerusalém com eles, e pregava corajosamente em nome do Senhor. 29 Saulo também falava e discutia com os judeus de língua grega, mas eles procuravam um jeito de o matar. 30 Quando souberam disso, os irmãos levaram Saulo para a cidade de Cesaréia, e daí o mandaram para a cidade de Tarso.
Todo mundo tem medo, e não acredita que Paulo seja discípulo. Barnabé, que tinha a confiança de todos, interveio contando como foi o encontro de Paulo com Jesus e como ele havia pregado corajosamente em nome de Jesus na cidade de Damasco.

Um comentário:

  1. Oi! Sou o Rodrigo, do blog nº 83 dos Catequistas Unidos, e hoje estou aqui para te convidar a ver e participar do meu novo espaço de evangelização o www.catequizarcomjesus.blogspot.com que já foi inscrito no grupo!

    E queria dizer que seu blog está muito bom e é muito bom poder evangelizar sabendo que existem blogs tão legais como o seu!

    ResponderExcluir