domingo, 26 de junho de 2011

Libertar escravos e escravas é fazer participar da bênção (Dt 15,12-18)


Essa idéia de manter a bênção recebida incondicionalmente de Deus através da prática da

solidariedade continua a ser substancialmente trabalhada no texto de Dt 15,12-18. Aí se trata da libertação de escravos e escravas por ocasião do ano sabático[14]. Afirma-se aqui o projeto de que israelitas, homens e mulheres, que tenham entrado em uma relação de dependência para com outro israelita enriquecido, deverão poder ser submetidos a uma período de somente 6 anos de servidão. No sétimo ano, no momento da alforria, deverá ocorrer a sua libertação, devendo inclusive haver uma espécie de indenização pelo tempo de servidão, “pois seis anos te serviu por metade do salário” (v.18). O israelita proprietário deverá “encher os ombros” das pessoas alforridas para que estas possam recomeçar a vida.

Esse texto, pela sua temática, inexoravelmente faz uma referência à história do amor incondicional de Javé por aquele Israel do Egito. “Lembrar-te-ás de que foste servo na terra do Egito e de que Javé, teu Deus, te libertou...” (v.15). O êxodo é dádiva incondicional. Essa solidariedade divina deverá expressar-se, no tempo presente da formulação das leis e “no ouvido das gerações futuras” (confira Lc 4,21), através da inclusão de pessoas dependentes na lógica da bênção presente.

Como a realização desta lei social deveria ter sido algo “custoso” para os israelitas prósperos naquele Israel do final da época da monarquia em Judá, não é casualidade que aqui reapareça pela quarta vez a referida fórmula. Manter a bênção da liberdade, conferida de modo incondicional por Deus a Israel no êxodo, significa a libertação de pessoas escravas no tempo presente. Assim, a bênção do êxodo se reproduz na lógica da libertação no presente. Libertar escravos e escravas significa tornar contemporâneo o dom do evento do êxodo. Agora é tarefa da comunidade de Israel.

7 comentários:

  1. Olá, Tereza!

    Tem um selinho lá no meu blog para você!
    Seu blog é uma bênção!
    Abraços e fique com Deus!

    Catarina
    http://ninosdacatequese.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Tereza! Que bom poder estar visitando mais uma vez o seu BLOG. Estive com problemas na conexão da internet e por isso fiquei ausente esses dias. Madrugada muito fria em Guarapuava, temperatura abaixo de zero, mas o seu blog é muito caloroso e hospedeiro. Parabéns!!!! Grande abraço na Paz e no Amor de Cristo,

    Reinaldo

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada, Reinaldo.
    Muito obrigada, Catarina

    ResponderExcluir
  4. OláTereza!
    Estou aqui para desejar um abençoado final de semana pra você.
    Com carinho da CatequistaDecca (Lurdes).
    Fique com Deus

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    No meu blog tem um carinho pra você. Passa lá e pegue-o.
    Grande abraço
    Lurdes

    ResponderExcluir
  6. Olá Tereza
    Aguardo o reinicio das nossas reuniões na "Escola da fé", enquanto isso acompanho o seu blog que está muito bom. Parabéns.

    ResponderExcluir