A Igreja de Cristo é una e
não poderia deixar de sê-lo:
· una, porque brota do Deus que
é trino na unidade perfeita e é a realização na história e no mundo do seu
único plano de amor e salvação:
Há diversidade
de dons mas um mesmo é o Espírito. Há diversidade de ministérios mas um mesmo é
o Senhor. Há diferentes atividades mas um mesmo é Deus que realiza todas as
coisas em todos (1Cor 12,4ss).
· una, porque um só é o seu
Fundador, que sonhou com sua Igreja como o único rebanho (cf. Jo 10,16), seu
único corpo (cf. 1Cor 12,12s); o único templo pleno do seu Espírito, do qual
ele mesmo, Cristo, é a pedra angular (cf. Ef 2,20s).
· una, porque a missão de
Cristo Jesus era congregar na unidade os filhos de Deus dispersos:
Jesus
iria morrer... para congregar na unidade os filhos de Deus dispersos
(Jo 11,52).
O Filho Jesus veio para
criar
em si mesmo um só Homem Novo (Ef 2,15).
Por isso, de modo comovente,
o Senhor Jesus rezou pela unidade de sua Igreja e deu-lhe esta unidade como dom
irrevogável:
Não rogo somente por eles,
mas pelos que, por meio de sua palavra, crerão em mim: a fim de que todos sejam
um. Como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, que eles estejam em nós, para que o
mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes dei a glória que tu me deste para que
sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na
unidade e para que o mundo reconheça que me enviaste e os amaste como amaste a
mim (Jo 17,20-23).
· una na mesma fé, no mesmo
Senhor, no mesmo batismo, na mesma vida de unidade:
Há um só Corpo e um só
Espírito, assim como fostes chamados por vossa vocação para uma só esperança.
Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. Há um só Deus e Pai de todos, que
está acima de todos, por todos e em todos (Ef 4,4ss).
Os que receberam a palavra se
batizaram, e naquele dia se converteram umas três mil pessoas. Eles
mostravam-se assíduos à doutrina dos apóstolos, às reuniões em comum, ao partir
do pão e às orações (At 2,42).
Esta unidade, que é dom de
Cristo e fruto do Espírito, não pode ser perdida, apesar de tantas feridas na
história da Igreja: os cismas, as heresias e as apostasias. Dessas feridas
todos os cristãos são culpados e são sinal de uma grave infidelidade ao Senhor
Jesus! Por isso mesmo, Cristo Senhor, além de ter dado o Espírito Santo como
artífice primário e invisível da unidade eclesial, dotou sua Igreja de
elementos visíveis que realizam e significam esta unidade no Espírito: a única
Eucaristia, o único Colégio apostólico sucedido pelo Colégio dos Bispos e o
ministério de Pedro, sobre os quais falaremos mais adiante.
É indispensável deixar claro
que jamais Cristo pensou em diversas igrejas, nem a comunidade apostólica
admitiu divisão de doutrina ou separação entre as comunidades:
A multidão dos que haviam
crido era um só coração e uma só alma (At 4,32).
Exorto-vos, irmãos, pelo nome
de Nosso Senhor Jesus Cristo: Sede todos unânimes no falar, e não haja entre
vós divisões, antes sede concordes no mesmo pensar e no mesmo sentir (1Cor
1,10).
Eu me admiro que passastes
tão depressa daquele que vos chamou à graça de Cristo, para um outro evangelho.
De fato, não há dois evangelhos. O que há, são pessoas que semeiam a confusão
entre vós e pretendem deturpar o Evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos
ou um anjo descido do céu vos anuncie um evangelho diferente do que vos
anunciamos, que seja anátema. Eu já vo-lo disse antes, e agora repito: se
alguém vos pregar outro evangelho diferente do que recebestes, seja anátema (Gl
1,6-9).
Pelo conforto que há em Cristo,
pela consolação que há no Amor, pela comunhão no Espírito, por toda ternura e
compaixão, completai minha alegria, permanecendo unidos no mesmo pensar, no
mesmo amor, no mesmo ânimo, no mesmo sentir (Fl 2,1s).
Quem ensina doutrinas
estranhas e discorda das palavras salutares de Nosso Senhor Jesus Cristo e da
doutrina conforme à piedade, é um obcecado pelo orgulho, um ignorante que
morbidamente se compraz em questões e discussões de palavras. Daí é que nascem
invejas, contendas, insultos, suspeitas, porfias de homens com mente corrompida
e privados da verdade que fazem da piedade assunto de lucro (1Tm 6,3-5).
São numerosos os textos do
Novo Testamento que deixam claro que a Igreja é una e deve viver na unidade:
2Ts 3,6;1Tm 3,15; 4,16; 6,3-5.14.20s; 2Tm 2,14; 2,20-26; 3,13-14; 4,3-5; Tt
1,10-11. As faltas contra a unidade da Comunidade na mesma fé e na mesma
caridade são repreendidas com dureza pelos apóstolos! Exatamente porque povo de
Deus, corpo de Cristo e templo do Espírito, a Igreja é una e única. O Concílio
Vaticano II, recolhendo a doutrina sempre presente na Igreja ensinou de modo
admirável:
Assim, a Igreja, única grei
de Deus, como um sinal levantado entre as nações, administrando o Evangelho da
paz para todo o gênero humano, peregrina na esperança, rumo à meta da pátria
celeste. Este é o sagrado mistério da unidade da Igreja, em Cristo e por
Cristo, realizando o Espírito Santo a variedade dos ministérios. Deste mistério
o supremo modelo e princípio é a unidade de um só Deus, o Pai e o Filho no
Espírito Santo, na Trindade das pessoas (UR 2ef).
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