sexta-feira, 19 de abril de 2013

A Igreja é Católica





Em geral, diz-se com muita simplicidade que o adjetivo “católico” significa universal. Não é bem assim! Antes de tudo, convém deixar claro que a palavra “católica” não é o nome da Igreja, mas um adjetivo, uma qualidade que distingue a Igreja de Cristo das comunidades que não são expressão completa da única Igreja do Senhor. Neste sentido, é bom saber que, ao menos até onde as pesquisas atuais alcançam, o primeiro a usar o adjetivo “católica” para distinguir a Igreja dos grupos heréticos, foi Santo Inácio, Bispo de Antioquia e sucessor de Pedro naquela sede episcopal, mártir de Cristo pelo ano 97 da nossa era. Aos cristãos de Esmirna, ele escreveu:

Ninguém ouse fazer sem o Bispo coisa alguma concernente à Igreja. Como válida só se tenha a eucaristia celebrada sob a presidência do Bispo ou de um delegado seu. Onde está o Bispo, aí está a comunidade, como onde está Jesus Cristo, aí está a Igreja católica.

O adjetivo católico (kat’olou) significa “segundo a totalidade” (= katha: segundo + olou: totalidade). Isto significa: a Igreja vive e guarda em si a totalidade dos meios deixados por Cristo para a salvação: a Palavra, os sacramentos, os carismas e ministérios, as estruturas eclesiais, etc. Não é, portanto, uma Igreja mutilada!

E sujeitou a seus pés todas as coisas e o constituiu cabeça suprema de toda a Igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que plenifica tudo em todos (Ef 1,22).

E não poderia ser diferente, pois ela é habitada pelo Espírito da Verdade (cf. Jo 14,15-17) e, por isso mesmo, é coluna e sustentáculo da verdade (cf. 1Tm 3,15).

A Igreja é também católica porque é e deve ser sempre aberta a todos os povos e culturas, sem discriminar raça ou condição social: 

Os onze discípulos foram para a Galiléia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. Logo que o viram prostraram-se; alguns, porém, duvidaram. Então Jesus se aproximou e lhes disse: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo quanto vos mandei. Eis que eu estou convosco, todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,16-20).

Recebereis uma força, o Espírito Santo que virá sobre vós; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, até os confins da terra (At 1,8).

Daqui vem também o dever que a Igreja tem de uma sadia inculturação: ela deve falar o Evangelho a cada cultura, respeitando e assumindo os valores de cada cultura (cf. At 17,16-34 – Paulo no areópago) e, ao mesmo tempo, transformando cada cultura com o sal e a luz de Cristo (cf. At 14,8-18 – Paulo na Licaônia):

Eu que, sendo totalmente livre, fiz-me escravo de todos para ganhar a todos. Fiz-me judeu com os judeus a fim de ganhar os judeus. Com os que vivem sob a Lei fiz-me como se estivesse submetido a ela, não o estando, para ganhar os que sob a Lei estão. Com os que não tinham Lei fiz-me como se estivesse sem Lei, para os ganhar, não estando eu sem a Lei de Deus, senão sob a lei de Cristo. Com os fracos, tornei-me fraco, para ganhar os fracos; fiz-me tudo para todos, para por todos os meios salvar a alguns (1Cor 9,19-22).

Nenhum comentário:

Postar um comentário