Caros Tereza e Bartolomeu,
Sobre as próximas aulas da escola da fé, sugiro:
Leitura e partilha do texto "O quarto Evangelho",(clique no nome), do
D. Henrique Soares, Teólogo, bispo auxiliar de Aracajú. Por ser mais didático e
acessível, talvez seja melhor vê-lo antes da introdução da Bíblia de Jerusalém.
Sugeriria que dividissem em grupos e depois partilhassem o texto.
Na aula seguinte sugeriria a leitura e partilha da Introdução ao
Evangelho de João da Bíblia de Jerusalém da seguinte forma:
Divisão em cinco grupos:
grupo 1 - a partir do primeiro parágrafo até o parágrafo que termina
(conhecimento mais profundo e luminoso do mistério de Jesus)
grupo 2- A partir do parágrafo (Em cada evangelista prevalece um
determinado modo de focalizar Jesus)
grupo 3 - a partir do parágrafo (Têm sido propostas muitas maneiras de
dividir o evangelho)
grupo 4 - responde à pergunta: O quarto evangelho representa em relação
aos três primeiros, uma fonte independente e original de valor infromativo
próprio? Qual o valor histórico do evangelho de João? ) a resposta
está a partir do parágrafo
grupo 5 - responde à pergunta: - Quem é o autor do evangelho de João?
(resposta no parágrafo: resta examinar uma última questão)
Assim, creio que tenhamos um itinerário para as próximas aulas.
Sugiro o site do D. Henrique para pesquisas e leituras. Guardada a forma
um tanto apologética de interpretar a fé, tem um material muito interessante
sobre os mais diversos temas pastorais.
Permanecerei unido a todo o grupo em prece para que, o conhecimento da
Palavra do Senhor seja para todos motivo de frutificar na prática da vida, o
que em sementes é lançado em nosso coração a cada semana.
Em Cristo
Aerton Carvalho
Nossa amiga Cláudia Pinheiro sugeriu que assistíssemos o
filme intitulado: “O Evangelho segundo João”.
Pesquisei no youtube
e encontrei.
Quem se interessar
pode assistir neste link:
http://www.youtube.com/watch?v=TjUT0_yyWI0
Ótimo tema de encontro e o encontro publicado aqui ficou ótimo também. Parabéns!!! Uma semana linda e um mês abençoado.
ResponderExcluir