quarta-feira, 28 de março de 2012

FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA




1 – O que é saúde?
Não pode ser definida apenas como ausência de doenças. É antes de tudo o resultado das condições de:
·         Alimentação
·         Habitação
·         Educação
·         Renda
·         Meio Ambiente
·         Trabalho
·         Transporte
·         Lazer
·         Acesso aos Serviços de Saúde
É um dos mais básicos valores do coração humano, juntamente com o desejo de AMAR e ser AMADO e a busca de ter longa vida, ou mesmo, querer viver para sempre.
2 – Quem primeiro deve se comprometer com a Saúde?
É a própria pessoa (cidadã) para viver de forma saudável, para isso é preciso ser educado.
3 – O que é educar?
É moldar o caráter das pessoas para que possam alcançar condição de cidadãos (as) cooperativa na construção da Sociedade Solidária.
4 – O que é o cidadão (ã)?
É uma pessoa revestida de plenos direitos: civis, políticos, sociais, que tem como uma de suas obrigações trabalharem pela proteção vigilante do Estado no propósito dos direitos.
5 – O que é Saúde Pública?
A Organização Pan-Americana de Saúde, em 2002 definiu: Como o esforço organizado da Sociedade, principalmente através de suas instituições de caráter público para:
·         Melhorar
·         Promover
·         Proteger
·         Restaurar, a saúde das populações, por meio de atuação de alcance coletivo.  Na visão cristã a SAÚDE é vista como um DOM que Deus confiou à responsabilidade humana!
O que é Sociedade justa?
A justiça e a virtude da cidadania.
6 – O que é BIO ÉTICA dos quatro pés?
Faz-se necessário desenvolve-la, se compõe de:
·         Promoção da saúde
·         Prevenção de doenças
·         Proteção de vulneráveis
·         Precaução ante o desenvolvimento biotecnológico.
7 – O que a BÍBLIA nos ensina?
Deus é quem faz viver ou morrer. Ele fere e também cura (Dt 32,39). A saúde é, portanto concedida como DOM DIVINO, sendo tido como uma BENÇÃO. Por isso o primeiro recurso para a cura de uma doença é a ORAÇÃO (Eclo 38,9). Da terra o Senhor criou os remédios e a pessoa sensata não os despreza, nem aos médicos (Eclo 38,4). O socorro aos necessitados é a condição para uma sociedade abençoada (Dt 15, 4-5), sendo o caminho por excelência a prática da PARTILHA.
8 – Como anda a saúde pública em nosso País?
O sistema público tem uma concepção filosófica humanística comunitária maravilhosa. É perfeita na teoria, mas na prática deixa muito a desejar, revelando-se um caos em termos de funcionamento. O mundo da saúde é um campo de grandes injustiças, desigualdades e iniqüidades.
9 – Qual a perspectiva cristã para melhorar tal situação?
A perspectiva cristã fornece sólida fundamentação para construção de um sistema de saúde, baseada na:
·         Solidariedade
·         Fraternidade
·         Igualdade
·         Justiça Social
Um sistema que contempla TODOS, doentes e sãos. Sempre que a equidade a justiça são violados a vida do ser humano corre riscos e falar de saúde se torna mera UTOPIA.

A questão maior situa-se sobre a dignidade dos doentes e a possibilidade de uma vida de qualidade para seres frágeis e mortais. A dignidade de cada um de nós não é uma questão secundária; são DIREITO E PRINCÍPIO INVIOLÁVEIS. Ter longevidade é importante, mas, sobretudo é preciso ter QUALIDADE de vida.

10 – O que é PASTORAL DA SAÚDE?
É uma maneira pela qual a Igreja Católica Apostólica Romana coloca-se solidária com os enfermos, doentes, pobres e de todo povo de Deus para que TODOS tenham VIDA e vida em abundância (Jo 10,10). Ela encarna na prática o mandato ordenado por JESUS, de IR por todo o mundo, ANUNCIAR a BOA NOTÍCIA a TODOS e CURAR os enfermos e doentes (Mc 16,15ss), colaborando assim para construção do REINO de DEUS, neste caso “REINO DA SAÚDE”. Lembremo-nos que doentes sempre existiram e doentes sempre poderemos ficar, pois faz parte de nossa vida como seres frágeis e mortais. Dessa forma a PASTORAL DA SAÚDE deve deixar-se guiar pelo Espírito Santo e nele AGIR PROFETICAMENTE, no mundo da SAÚDE, no ANÚNCIO da VIDA e no compromisso com os doentes, colaborando assim para construção do Reino de Deus, que será sempre perfeito enquanto na terra estivermos, mas tornará a vida mais digna possível para todos onde ela acontecer e teremos então um grande Sinal de ESPERANÇA.
11 – O que poderemos fazer? Nos ambientes que freqüentamos.
·         Individual
·         Coletivamente
a – Na paróquia existem de fato estes Serviços? Ou ele está em pior situação que o SUS? Tão doente que é incapaz de VER e OUVIR o clamor do POVO DE DEUS;
b - Temos coragem de fazer um exame avaliatório e efetuar as correções necessárias e urgentes.
RENOVAR AS VELHAS E SUPERADAS ESTRUTURAS PAROQUIAIS, principalmente substituindo os eternos donos/donas dos espaços vitalícios que não querem perder privilégios.
12 – Quer se aprofundar no assunto?  Não deixe de ler:
1 – “Como visitar um doente” Pe Anísio Baldessin (MI) Camiliano - Orientações práticas para padres, pastores e agentes da pastoral da saúde (Edição Loyola).
2 – Guias de Formação para líderes das pastorais: da criança, dos idosos e da saúde.
3 – Revista” Vida Pastoral” (VOZES) nº 283 de março/abril de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário