domingo, 25 de março de 2012

Ata da Reunião do dia 20/03


ESCOLA DA FÉ
Anotações da reunião havida em 20-03-2012, no Salão Paroquial.
Relação das 20 presenças na reunião:
1 – Pe. Edwaldo;
2 – (5) homens: Abelardo, Bartolomeu, Juarez, Evandro, Willy e Manoel;
3 – (14) mulheres: Anita, Carminha, Elcy, Evanise, Fátima, Gilvane, Helcy, Miriam, Neusa, Santina, Tânia Stanford, Tânia Tavares, Evanise, Graça, Tânia Stanford e Tereza Diniz.
Obs: Fizeram falta alguns irmãos na fé que eram esperados/as, entre outros/as: Vaneide, Mirian, Eliane, Quitéria, Santina, Zuleide,Terezinha, Belinha, Eduardo Alves, Zélia (de Manoel) etc.
Após as invocações do Divino Espírito de Deus para que todos tivessem uma boa participação nas discussões que se seguiriam para a definição do conteúdo das aulas no semestre o Prof. Willy Cavalcanti, antes, usou da palavra e explorou alguns temas que considerou importantes o conhecimento deles ao longo do ano em curso, tais como:
1 – ANO B – Evangelho de São Marcos;
2 – Comemorações dos 50 anos do Concílio Vaticano II – outubro;
3 – Campanha da “Fraternidade e Saúde para Todos”;
4 – Mês da Bíblia – Qual o Livro?;
5 – JMJ – A Cruz e o Ícone;
6 – DGAE – (2011 – 2015);
7 – Sínodo sobre a Nova Evangelização.
As urgências das DGAEs: 1 – A Igreja em estado permanente de Missão;
                                                               2 – A Igreja, casa de iniciação da vida cristã;
                                                               3 – A Igreja, lugar de animação Bíblica Pastoral;
                                                               4 – A Igreja Comunidade das Comunidades;
                                                               5 – A Igreja, a serviço da vida plena para TODOS.
Também lembrou algumas datas, a considerar:
 14/03 – 4º. Ano do falecimento de Chiara Lubich, com Missa na Igreja da Praça Chora Menino;
17/03 – Encontro do Setor no Salão Paroquial de CF, das 08.00 às 13.00 horas;
18/03 – Reunião após a Missa das 08.00 horas (?);
19/03 – Ordenação Pastoral de Célio Casale, em São Paulo;
24/03 – Celebração da 1ª. Missa nos Arautos (horas?);
24/03 – Reunião para formação de acólitos acolhedores, das 08.00 às 11.00 horas, na Matriz.
Em seguida, fez comentários sobre o Calendário disponível para as aulas no ano de 2012 da Escola da Fé, contabilizando 39 reuniões de estudo, contando com o mês de julho.
Dando por encerrado sua intervenção inicial do Prof. Willy e já nas discussões para se chegar ao conteúdo do curso no primeiro semestre, livros do Pentateuco ou dos Evangelistas, se seguiram algumas dúvidas sobre a quantidade de livros da Bíblia. Restou confirmado que a quantidade era 73 livros: 46 do AT e 27 do NT. 
Após os debates que se seguiram e várias colocações e propostas ficou firmado e consensualmente aceito que no primeiro semestre seriam estudados os quatro Evangelhos, de Marcos, Mateus, Lucas e João, nesta ordem, tendo o Prof. Willy se prontificado a elaborar o conteúdo das aulas do semestre de acordo com a decisão do grupo. Ficou decidido, também, que nas aulas e sempre que possível os esclarecimentos das citações contidas nos Evangelhos que se refiram ao AT.
Proposta do Prof. Willy Cavalcanti para o prosseguimento no semestre das aulas da escola da Fé:
“JESUS NOS QUATRO EVANGELHOS”
Preâmbulos:
1 – VISÃO PANORÂMICA: - Conhecer Jesus, o que consiste ter á vida eterna;
                                                     - Experimentar Jesus em diferentes facetas, para                                                                                                  amá-lo, segui-lo, proclamá-lo e torná-lo nosso                                                                                                               SENHOR.
2 – OBJETIVO/ENFOQUE – Não é um estudo bíblico dos Evangelhos, mas um                                                                                  ENCONTRO com Jesus em cada um dos (4)                                                                                                       evangelhos narrados.
3 – CONTEÚDO – a) Marcos, nos explana JESUS como a BOA NOTÍCIA, que                                                                                                      realiza 18 milagres e ao morrer na Cruz é                                                                                                           reconhecido como Filho de Deus.
                                               b) Mateus, por sua parte, manifesta para nós um JESUS                                                                                            MESTRE que cumpre as profecias do (AT) e                                                                                                      proclama o REINO DE DEUS com cinco discursos.
                                               c) Lucas nos oferece uma visão de JESUS misericordioso,                                                                                          Salvador Universal que anuncia a BOA NOVA as                                                                                             mulheres, aos pobres e pecadores.
                                               d) O evangelista JOÃO, mais que nos apresentar JESUS,                                                                                            deixa que o próprio JESUS se apresente para nós,                                                                                        proclamando SETE VEZES: “EU SOU”. Com sete                                                                                     sinais revela sua MISSÃO neste mundo.
ANO 2012 – As aulas da Escola da Fé serão realizadas nas TERÇAS FEIRA, com início às 20.00 horas e término às 21.30 horas, no SALÃO PAROQUIAL.
MESES - DIAS:   
MARÇO               13 – Reunião com o Pe. Edwaldo – Escolha da Coordenação;
                               20 – A Bíblia, breves comentários – Escolha do temário para o                                                 Ano em Curso;
                               27 – O Evangelista MARCOS;
ABRIL    03 – O Evangelho de São Marcos;
                               10 – O Jesus de Marcos;
                               17 – Passagem síntese  do Evangelho: Bartimeu, Mc 10(46-52);
                               24 – O Evangelista MATEUS;
MAIO            01 – O Evangelho de São Mateus;
                               08 -  O Jesus MESTRE de São Mateus;
                               15 – Passagem do Evangelho de São Mateus: Os trabalhadores                                                              de última hora, Mt 20(1-16);
                               22 – O Evangelista LUCAS;
                               29 – O Evangelho de São Lucas;
JUNHO         05 – O JESUS de Lucas;
                               12 – Passagem do Evangelho de São Lucas: O Fariseu e o                                                                           publicano, Lc 18(9-14); 
                               19 – O Evangelista JOÃO e seu escrito;
                               26 – Divisão do escrito: (livro dos sinais + livro da glorificação);
JULHO 03 – O JESUS de São João;
                               10 – Conclusão do módulo: Mc 2(1-12).
                Assim como o paralítico curado por JESUS, tomou a maca para ir buscar outro paralítico e levá-lo a JESUS, também nós temos de buscar outros que necessitam de JESUS para um encontro redentor, que cura e salva. Contudo, não podemos carregar o leito com o enfermo, é preciso fazê-lo em COMUM-UNIDADE (comunidade). Por isso, nas nossas celebrações EUCARÍSTICAS IMPLORAMOS, repetidamente: “FAZEI DE NÓS UM SÓ CORPO E UM SÓ ESPÍRITO”, que nos impele com OUSADO AMOR na continuidade da MISSÃO de JESUS CRISTO, em obediência ao plano do PAI.
Willy, 24/03/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário