domingo, 15 de maio de 2011

Perguntas sobre o livro do Gênesis cap. 4

Que relação o texto faz entre Caim e a cidade e a auto-suficiência na origem da Humanidade?

Caim e Abel são irmãos e representam a relação social segundo o projeto de Deus: a fraternidade em que cada um protege a vida do outro(4-9). Todavia, a auto-suficiência pode inroduzir o veneno da rivalidade e da competição que leva à morte.

A rivalidade e a competição geram a espiral da violência e o próprio auto- suficiente se sente culpado e fugitivo diante da justiça de Deus e da vingança dos homens, perdendo até mesmo aquilo que tinha ou pretendia ter (4, 13-16).

O autor costurou várias histórias, criando uma ligação artificial entre umas e outras. Ao dizer que a cidade foi construída por Caim, ele quer dizer que a cidade nasce sob o signo da auto-suficiência que gera rivalidade e competição social.

Os descendentes de Caim começam a projetar a civilização e o progresso. As profissões e invenções se multiplicam. Surgem os pastores, os músicos e os metalúrgicos. A violência continua em proporção geométrica. A ambigüidade, portanto, continua, pois as criações e invenções servem tanto para a vida, como para a morte (enxada ou espada).

Com tudo isso, parece que a humanidade produz apenas a violência, que leva para a própria destruição. O autor, porém, salienta que, no meio disso tudo, aparece o homem religioso, que invoca o nome de Javé (4,26). Ele pereniza dentro da história um precedente que pode reatar a ligação com Deus e com seu projeto original.

NEM TUDO , PORTANTO, ESTÁ PERDIDO.

Fonte: Como ler o livro do Gênesis -Ivo storniolo e Euclides M. Balancin

Nenhum comentário:

Postar um comentário