terça-feira, 24 de maio de 2011

Livro do Gênesis - continuação 2


Origem do povo de Deus. Na segunda parte encontramos a história dos patriarcas(12-36), as raízes do povo que, dentro do mundo, será o portador da aliança entre Deus e a humanidade. O início da história do povo de Deus é marcado por um ato de fé no Deus que promete uma terra e uma descendência. A promessa de Deus cria uma aspiração que vai pouco a pouco se realizando em meio a dificuldades e conflitos.

Ciclo de Abraão (12,1-23,20):A longa jornada do povo de Israel se inicia com Abraão. Primeiro monoteísta da história, Abraão rebelou-se contra a idolatria reinante, foi também o primeiro a proclamar que Deus é Um. Com ele e através dele Deus selou uma Aliança Sagrada. Abraão ensinou a Verdade à sua família e a todos ao seu redor, mas, principalmente, a seu filho Isaac, que a transmitiu a Jacó e este, a seus filhos, que deram origem às doze tribos. Assim, a herança de Abraão passou de pai para filho em uma corrente espiritual que atravessa os séculos. O legado de Abraão é sinônimo de fidelidade, lealdade, bondade, fé e coragem.

Obs.: Normalmente nossas Bíblias traduzem a expressão de Dt 6,4 por "Deus Único". Essa tradução não é exata porque há diferença no hebraico entre "Um" (ehad) e "Único" (Iahid). "Deus Um" significa "sem divisões no seu interior", enquanto "único" indica a negação da existência de outros. "Deus Um" é a proclamação máxima da fé na unicidade de Deus, efetuada pela comunidade israelita.(Terras bíblicas: encontro de Deus com a humanidade - Visão Global)

Nenhum comentário:

Postar um comentário