quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Celebração Final


Amanhã, quinta-feira (10/10), a Escola da Fé se reunirá na casa de Tânia Tavares, às 19h30min, para a Celebração Final dos encontros do Mês da Bíblia, onde louvaremos a Deus pela caminhada realizada nos quatro encontros e, ao mesmo tempo, aprofundaremos Ex 18,1-12.
Mesmo que você não tenha participado dos encontros anteriores sinta-se bem vindo à Celebração Final.
Leve seu livro: Travessia, passo a passo , o caminho de faz. Se tiver, claro...
Esperaremos você lá...


quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Faça as pazes com a morte


Quem quer saber da morte? Ninguém. Ninguém quer morrer, e, no entanto, todos vamos morrer. Temos horror à morte e nos desesperamos inconsoláveis quando perdemos um ente querido. Se a morte é uma certeza, não seria melhor nos reconciliarmos logo com ela, melhorarmos nossa relação com ela?

Nossa cultura não lida bem com a morte. Esconde-a. Morre-se, hoje, na UTI, sem assistência dos entes queridos, sem o afeto da família. A morte virou um grande negócio nos hospitais. Arrasta-se a vida quase vegetativa até não mais poder.

Nossa cultura banalizou a morte. São tantas as mortes no trânsito e na violência urbana, que não passam de números e estatísticas frias. Nas guerras, nas catástrofes impressionam mais os estragos físicos do que a morte de seres humanos.

Nossa cultura mente, adiando indefinidamente a morte. "Você vai ficar bom, não há de ser nada", se diz a um moribundo, perdendo-se a chance de ajuda-lo a enfrentar seus últimos momentos com o conforto da fé.

A morte é um evento natural, líquido e certo na vida de cada um. Como cristãos, podemos ter uma relação mais harmoniosa com a morte. Precisamos fazer as pazes com a morte. Segundo o Novo Testamento, "o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor". É o que está escrito na Carta aos Romanos (Rm 6,23). A morte foi vencida pela ressurreição de Cristo, já não pode mais nos assustar. Fomos sepultados com ele, pelo batismo, na sua morte. Agora, já participamos de sua vitória, de sua ressurreição. Assim, a morte já não tem mais poder. Ela foi vencida pela ressurreição de Cristo. Nosso caminho é o da vida, mesmo passando pela morte.

São Francisco de Assis fez as pazes com a morte. Tomou-a por irmã. Integrou-a no rol de todos os seres e eventos de sua vida humana, a um tempo frágil e destinada à vida eterna. São Francisco preparou o momento de sua morte. Convocou os frades para entoarem o cântico das criaturas, onde um verso dizia: "Louvado sejas, meu Senhor, por nossa Irmã, a morte corporal, da qual homem algum pode escapar!". Fez as pazes com a morte.

Santo Agostinho, também ele reconciliado com a morte, deixou escrito:

"A morte não é nada. Eu somente passei para o outro lado do Caminho. Eu sou eu, vocês são vocês. O que eu era para vocês, eu continuarei sendo. Me deem o nome que vocês sempre me deram, falem comigo como vocês sempre fizeram. Vocês continuam vivendo no mundo das criaturas, eu estou vivendo no mundo do Criador. Não utilizem um tom solene ou triste, continuem a rir daquilo que nos fazia rir juntos. Rezem, sorriam, pensem em mim. Rezem por mim. Que meu nome seja pronunciado como sempre foi, sem ênfase de nenhum tipo. Sem nenhum traço de sombra ou tristeza. A vida significa tudo o que ela sempre significou, o fio não foi cortado. Porque eu estaria fora de seus pensamentos, agora que estou apenas fora de suas vistas? Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do Caminho. Você que aí ficou, siga em frente, a vida continua, linda e bela como sempre foi." (Santo Agostinho)

Pe. João Carlos Ribeiro – 02.11.2011

sábado, 22 de outubro de 2011

A alegria de ser discípulo missionário.


Ser cristão leigo comprometido com a Missão Evangelizadora não é um fardo pesado, uma carga, mas um privilégio, um dom de Deus que nos ama, chama forma, envia e nos abençoa em seu filho amado; Salvador, Senhor e doador do Espírito Santo.

Devemos transbordar esta Alegria, por nos sentirmos discípulos chamados a cooperar em seu divino plano de amor e podermos ser protagonistas do livro da vida, que ainda está sendo escrito.

Certamente na nossa Missão teremos de conviver sem sermos coniventes com o mal que impera no mundo, quando as pessoas, objeto do Amor de Deus se sentem:

- oprimidas pela violência,

- marcadas pelo ódio,

- aterrorizados pelo futuro,

que as levam a transbordar de ciúmes, invejas, ressentimentos, medos e desejos de Poder para dominar. Estamos cercados por uma verdadeira cultura de morte em um mundo que clama por salvação.

Neste cenário de desamor e superficialidade a alegria de ser discípulo missionário, não deve ser um sentimento de bem estar egoísta, mas uma certeza que brota da Fé, serena o coração e nos torna aptos e dignos para anunciar a boa nova do amor de Deus em Jesus Cristo.

Encontrar Jesus é a melhor coisa que pode nos acontecer, conhecer Jesus é o melhor presente que podemos receber em nossa vida, entretanto torná-lo conhecido e amado, pelo nosso testemunho de vida e nossa palavra é a maior alegria e a recompensa é o céu.

Willy 26/08/2011

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Sim à vida.


A paróquia de Casa Forte disponibilizará um ônibus que sairá às 8h da manhã da frente da igreja.

Informações: 3268-0647

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Fotos da Noite Bíblica


A Noite Bíblica foi maravilhosa, apesar da pequena quantidade de pessoas.
O professor Willy fez um resumo do Livro do Êxodo, começando pelos doze filhos de Jacó.

Fizemos uma verdadeira viagem de volta ao passado: Vimos José no Egito, pegamos na sandália de Moisés, caminhamos no deserto como Povo de Deus(ainda hoje caminhamos em direção à terra prometida), bebemos daquela água que antes era amarga e passou a ser doce após Moisés colocar as plantas; Comemos do pão que veio do céu, ajudamos Aarão e Ur a segurar a mão de Moisés para que Josué e seus guerreiros vencessem a guerra contra os Amalecitas; bebemos da água que saiu da rocha, onde Moisés bateu com o seu cajado; Ficamos com Séfora e os filhos de Moisés, enquanto Jetro conversava com ele.

Foi tudo simplesmente belo...









segunda-feira, 26 de setembro de 2011

NOITE BÍBLICA


NOITE BÍBLICA

Venha participar conosco de uma noite maravilhosa onde faremos uma caminhada pelo deserto, aprendendo um pouco mais sobre a Bíblia.

Data: 27/09/2011 – terça-feira

Local: Salão Paroquial – Paróquia do Sagrado Coração de Jesus – Casa Forte

Endereço: Praça de Casa Forte

Horário: 20h

APROFUNDAR A FÉ PARA EVANGELIZAR MELHOR!