quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Teatro – O Apocalipse



Passar parte do filme “Apocalipse”
Uma pessoa representando João. Trono com um livro enrolado (os livros daquele tempo eram rolos de pele de cordeiro), fechado com sete selos. Quatro pessoas, ao lado do trono, representando os 4 seres vivos (leão(são Marcos), anjo(são Mateus), touro(são Lucas) e águia(são João)).
Narrador: Quem é capaz de romper os selos e abrir o livro? (pausa) Ninguém, nem no céu, nem na terra, nem no mundo dos mortos, era capaz de abrir ou de ler o livro.

João: (começa a chorar)

Narrador: Não chore! Olha! Eis aqui o cordeiro. Ele é capaz de romper os selos e abrir o livro. A vitória de Jesus sobre a morte é a chave de leitura para nossa história.

(entra Jesus, sobe as escadas e pega o rolo que está no trono). 

4 seres:  Tu és digno de receber o livro e abrir seus selos, porque foste imolado, e com teu sangue adquiriste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.
(Jesus abre o 1º selo e aparece um cavalo branco)

1º ser (leão): Vem! O vencedor para vencer mais uma vez
(Aparece um cavalo branco e o cavaleiro com um arco e uma coroa)

Narrador: O cavaleiro possui uma arma de guerra. Na época do Apocalipse os partos constituíam um império rival ao império romano. Sua arma de guerra era o arco. Criavam cavalos brancos e eram chamados  de “feras da terra”(cf 6,8). Era símbolo da ganância que pretende tudo conquistar pela força.
O primeiro cavalo, pois, representa a ganância presente na história.

(Jesus  quebra o 2º selo)
2º ser (anjo): Vem, tira a paz da terra!
(Aparece um cavalo vermelho e o cavaleiro traz uma espada)

João: Quem era aquele?
Narrador: Era a guerra. O segundo cavalo derrama sangue pela violência(espada). A espada era a arma dos romanos. Por meio da violência o imperialismo romano impunha a paz no mundo, a Paz Romana (paz aparente e ideológica. Considerava-se que tudo estava bem porque se conseguia manter todos os povos conquistados sob seu domínio debaixo de altos impostos e muito sofrimento).
O segundo cavaleiro “tira da terra a paz”, pois se impõe pela violência, roubando a liberdade dos povos e dominando-os.
Uma sociedade gananciosa põe no alto os poderosos e esmaga os pequenos. Quando se elege a ganância como princípio que regula as relações sociais, as pessoas se matam entre si para ter mais.


João: Como pode ter tal poder?
Narrador: Para que todos saibam para onde o ódio leva.
(Jesus quebra o 3º selo)
3º ser (touro): Vem, espalha pelo mundo a fome e a miséria!
(Aparece um cavalo preto e o cavaleiro traz uma balança)

João: Espalhar fome e miséria pelo mundo?
Narrador: E injustiça, o fruto do egoísmo. O terceiro cavalo e seu cavaleiro esvaziam o bolso do povo. A ganância gera a violência e esta provoca a exploração econômica. O povo deixa de cuidar da sua sobrevivência (não produz mais trigo e cevada) para sustentar os poderosos ( produzindo óleo e vinho).

(Jesus quebra o 4º selo)
4º ser (águia): Vem! Agora o mais terrível de todos!
(Aparece um cavalo esverdeado, com a foice da morte)

João: Qual é o poder dele?
Narrador: O poder mais terrível que há! O poder da morte! Para lembrar ao mundo que só há vida em Deus! Para que o homem se volte novamente para Deus e o louve! O quarto cavalo e seu cavaleiro representam a morte violenta e vem acompanhado de uma “cavalaria infernal” (o mundo dos mortos), semeando a morte no meio do povo. É esverdeado da cor do cadáver que morreu de peste. O povo não tem o que comer, é vítima de todos os tipos de doença e seu trágico destino é a morte prematura. É o resultado final da ganância(1º cavalo) que gera a violência(2º cavalo), que provoca a fome(3º cavalo) e termina na morte. Contudo, a morte não terá a última palavra.

João: Quem pode impedir tudo isso?

Narrador: Somente o amor Dele que nos deu a sua vida! A morte não terá a última palavra.
João: Aquele que acreditar terá a vida eterna! Deus é amor e quem sobreviver e viver em amor viverá em Deus e Deus nele. Se aguentarmos a dor e sofrermos com fé e amor encontrarão verdadeira alegria no Senhor.
(Jesus quebra o 5º selo. Entram algumas pessoas e ficam paradas na escada próximas a Jesus)
João: Meu Senhor, quando o sangue dos inocentes não será mais derramado?
Jesus: Deves ter um pouco mais de paciência até que o nº exato de teus irmãos esteja completo. Se há mártires em nossa caminhada é sinal de que a justiça ainda não foi alcançada. Agora compartilharei minha vitória sobre a morte.
(Jesus entrega as vestes brancas para as pessoas que entraram e elas descem a escadas)
(Jesus quebra o 6º selo. Ouve-se o barulho de um terremoto e outros barulhos(7 abalos cósmicos))
Narrador: A resposta de Deus ao clamor pela justiça continua e chega ao ponto máximo com a abertura do sexto selo. Acontecem 7 abalos cósmicos: terremoto,  sol que escurece,  lua cor de sangue, estrelas que caem sobre a terra, céu que se enrola, montanhas deslocadas e ilhas arrancadas do seu lugar. Deus intervém na história realizando de modo pleno o julgamento e seu julgamento atinge a todos. Chegou o grande Dia da sua ira. Quem poderá ficar de pé? Apenas aqueles que receberam a marca.
Jesus: Abençoados os pobres, pois deles é o reino dos céus. Abençoado seja aquele que tem fome, pois será alimentado. Abençoado aquele que chora agora, pois não mais chorará. Aquele que é mal será banido no julgamento final. No encontro final não haverá pecadores. O caminho daquele que é mal está selado. Ele será varrido pelo vento.
Narrador:  A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro.
4 seres: Amém! O louvor, a glória, a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus, para sempre, Amém!
Narrador: O povo de Deus é apresentado como o Israel total e perfeito. É um povo incontável, porque a salvação está aberta para todos os homens de todas as nações, tribos, povos e línguas.
João: Quem são estas pessoas? De onde elas vieram?
Narrador: Elas foram salvas. Vieram de uma grande tribulação. Lavaram suas roupas e as embranqueceram no sangue do cordeiro. Não terão fome nem sede. Nunca mais. Porque o cordeiro que está no meio do trono os guiará às fontes das águas da vida e Deus enxugará toda lágrima dos olhos dele.
(Jesus quebra o 7º selo. Silêncio por 30 segundos)
João: o Cordeiro abriu o sétimo selo e houve silêncio. Silêncio no céu!
Narrador: A abertura do sétimo selo mostra que, agora, a história da humanidade pode ser lida plenamente. E o que aparece é o julgamento de Deus, anunciado pelo toque das 7 trombetas.

(Entra Nossa Senhora e fica ao lado de Jesus)

João: Deus sempre triunfará. A vitória dele contra o mal é a raiz de nossa fé. Nosso Senhor Jesus Cristo aparece diante de nossos olhos todos os dias e continuará passando por nossos olhos até o fim dos tempos. Abençoado é o nome Dele. Sigais seu mandamento: Amai-vos uns aos outros e tornai o mundo belo e que a graça do Senhor Jesus Cristo esteja convosco. Amém! 


(Todos cantam a música: Banhados em Cristo, somos uma nova criatura, as coisas antigas já se passaram, somos nascidos de novo. Aleluia, aleluia, aleluia (bis))
FIM
Fontes:
·         Filme “Apocalipse de são João” - séries bíblicas, youtube
·         Livro: Como ler o Apocalipse – José Bortolini
·         Bíblia Pastoral
  





quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Vamos atender ao Papa!

"Nunca mais a guerra! Nunca mais a guerra", clama o Papa ao convocar um jejum, dia 7, pela paz na Síria

"Nunca mais a guerra! Nunca mais a guerra! A paz é um dom demasiado precioso, que deve ser promovido e tutelado", clamou o Papa Francisco, na manhã do dia 2/9, na Praça de São Pedro, em Roma.

"Vivo com particular sofrimento e com preocupação as várias situações de conflito que existem na nossa terra; mas, nestes dias, o meu coração ficou profundamente ferido por aquilo que está acontecendo na Síria, e fica angustiado pelos desenvolvimentos dramáticos que se preanunciam", continuou.

E convocou "toda a Igreja, no próximo dia 7 de setembro, véspera da Natividade de Maria, Rainha da Paz, para um dia de jejum e de oração pela paz na Síria, no Oriente Médio, e no mundo inteiro, e convido também a unir-se a esta iniciativa, no modo que considerem mais oportuno, os irmãos cristãos não católicos, aqueles que pertencem a outras religiões e os homens de boa vontade".

Venha participar conosco, neste sábado, 07/09, às 15h, do momento de adoração.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Matriz de Casa Forte