quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Terceiro encontro

DEUS ESTÁ EM NOSSO MEIO OU NÃO? “POR QUE PONDES O SENHOR À PROVA?”

Ex 17,1-7

1Cor 10,1-13

1 Toda a comunidade de Israel partiu do deserto de Sin para as etapas seguintes, conforme a ordem de Javé, e acamparam em Rafidim, onde o povo não encontrou água para beber. 2 Então o povo discutiu com Moisés, dizendo: «-nos água para beber». Moisés respondeu: «Por que vocês discutem comigo e colocam Javé à prova3 Mas o povo tinha sede e murmurou contra Moisés, dizendo: «Por que você nos tirou do Egito? Foi para matar de sede a nós, nossos filhos e nossos animais4 Então Moisés clamou a Javé, dizendo: «O que vou fazer com esse povo? Estão quase me apedrejando5 Javé respondeu a Moisés: «Passe à frente do povo e tome com você alguns anciãos de Israel; leve com você a vara com que feriu o rio Nilo; e caminhe. 6 Eu vou esperar você junto à rocha de Horeb. Você baterá na rocha, e dela sairá água para o povo beber». Moisés assim fez na presença dos anciãos de Israel, 7 e deu a esse lugar o nome de Massa e Meriba, por causa da discussão dos filhos de Israel e porque puseram Javé à prova, dizendo: «Javé está no meio de nós, ou não

1 Irmãos, não quero que vocês ignorem uma coisa: todos os nossos antepassados estiveram sob a nuvem; todos atravessaram o mar 2 e, na nuvem e no mar, todos receberam um batismo que os ligava a Moisés. 3 Todos comeram o mesmo alimento espiritual, 4 e todos beberam a mesma bebida espiritual, pois bebiam de uma rocha espiritual que os acompanhava; e essa rocha era Cristo. 5 Apesar disso, a maioria deles não agradou a Deus, e caíram mortos no deserto.

6 Ora, esses fatos aconteceram como exemplo para nós, para que não cobicemos coisas más, como eles cobiçaram. 7 Não se tornem idólatras, como alguns deles, conforme está na Escritura: «O povo sentou-se para comer e beber; depois se levantaram para se divertir». 8 Nem nos entreguemos à imoralidade, como alguns deles se entregaram, de modo que num só dia morreram vinte e três mil. 9 Não tentemos ao Senhor, como alguns deles tentaram, e morreram vitimados pelas serpentes. 10 Não murmurem, como alguns deles murmuraram, e pereceram em mãos do anjo exterminador.

11 Tais coisas aconteceram a eles como exemplo, e foram escritas para nossa instrução, a nós que vivemos no fim dos tempos. 12 Portanto, aquele que julga estar em , tome cuidado para não cair. 13 Vocês não foram tentados além do que podiam suportar, porque Deus é fiel e não permitirá que sejam tentados acima das forças que vocês têm. Mas, junto com a tentação, ele dará a vocês os meios de sair dela e a força para suportá-la.

Um comentário:

  1. Que Palavra linda! Interessante q ainda ontem eu tentei lembrar essa passagem e não consegui...qd cheguei em casa esqueci... hoje a encontro aqui.
    " Portanto, aquele que julga estar em pé, tome cuidado para não cair." Conheço um padre q sempre a diz e ainda acrescenta... trata de botar o joelho no chão e rezar... rs Mas é verdade, né?

    Fique com Deus!

    ResponderExcluir