domingo, 20 de maio de 2012

Ascensão do Senhor



PARTILHA DA PALAVRA
ASCENSÃO DO SENHOR
Evangelho - Mc 16,15-20

Naquele tempo:
Jesus se manifestou aos onze discípulos,
15 e disse-lhes:
'Ide pelo mundo inteiro
e anunciai o Evangelho a toda criatura!
16 Quem crer e for batizado será salvo.
Quem não crer será condenado.
17 Os sinais que acompanharão
aqueles que crerem serão estes:
expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas;
18 se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal
não lhes fará mal algum;
quando impuserem as mãos sobre os doentes,
eles ficarão curados'.
19 Depois de falar com os discípulos,
o Senhor Jesus foi levado ao céu,
e sentou-se à direita de Deus.
20 Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte.
O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra
por meio dos sinais que a acompanhavam.
Palavra da Salvação.

Este texto final no evangelho de Marcos é tido como um acréscimo ao mesmo. Além de não constar em vários manuscritos antigos importantes, ele apresenta características que revelam sua estranheza em relação ao texto de Marcos, em particular pela diferença do vocabulário, estilo, e conteúdo, aqui presentes.
Desde que o evangelho de Marcos terminava com a tradição do túmulo vazio e com o silêncio das mulheres, tudo indica que se achou por bem acrescentar elementos das tradições das aparições. Estes acréscimos foram inspirados nas narrativas de aparições dos outros três evangelhos e há ainda reflexos de Atos dos Apóstolos. Isto aponta para uma época tardia, já em uma Igreja que se estrutura, no segundo ou terceiro séculos, quando já havia uma coletânea de textos proto-canônicos, particularmente a coletânea dos quatro evangelhos.
Assim podemos identificar os seguintes grupos de versículos (dentro de Mc 16,15-20):
- vv. 15-16, o envio e a salvação ou condenação são associados a Mateus (28,19) e João (20,23).
- vv. 17-18, a menção aos milagres e o falar em línguas novas como sinais encontra referências em Atos dos Apóstolos, em Pentecostes (At 2,4.11; 10,46; 19,6), na cura de um aleijado e na ressurreição de uma mulher por Pedro (At 3,1-10; 9,36-42) e outras curas dos apóstolos por imposição das mãos (5,12-16), e no episódio em que Paulo pega em uma serpente (At 28,3-6; por sua vez inspirado em Lc 10,19).
- vv. 19-20, em conclusão, o arrebatamento ao céu (cf. Lc 24,50-52; At 1,9-11) e a saída em missão (cf. At 8,4-8).
(O trecho acima está no livro “Comentário Bíblico Latinoamericano: Marcos”, autoria de Sebastião Armando Gameleira Soares, José Raimundo Oliva e João Luiz Correia Júnior, assessores do CEBI, publicado em São Paulo pela FONTE EDITORIAL (este livro foi lançado em 2012, e pode ser adquirido pelo site da própria editora, ao preço de R$ 85,90, pelo site:http://www.fonteeditorial.com.br/fonte-editorial-catalogo/comentario-biblico-latinoamericano-marcos/).
Um dos autores do livro acima, José Raimundo, escreveu o seguinte comentário sobre a Ascensão de Jesus deste domingo (publicado na Agenda “A Bíblia Dia-a-dia”, 2012, das Edições Paulinas):
“Os últimos versículos (de Mc 16,15-20) fazem alusão à ascensão aos céus, conforme narrada por Lucas em seu evangelho e mais desenvolvida nos Atos dos Apóstolos (primeira leitura), com um sumário da missão. A exaltação do Ressuscitado retirado da terra e glorificado no céu (segunda leitura) foi resultado da influência do messianismo escatológico nas mentes dos discípulos de origem no judaísmo. Esta visão, que relegou a segundo plano a revelação e a comunicação de Deus na vida e no testemunho de amor do Jesus histórico, influenciou durante séculos a teologia, a espiritualidade e a pastoral da Igreja, remetendo a fé em Jesus a uma recompensa na vida gloriosa futura e celestial. Hoje, resgatando-se as memórias de Jesus de Nazaré, na sua humanidade plena, a fé na sua presença, vivo, nas comunidades nos move ao alegre empenho em construir um mundo solidário e fraterno, em que todos se unam em torno do projeto da vida plana para todos, sem restrições”.
Parabéns, José Raimundo, por essa brilhante síntese. Nessa perspectiva, preparemo-nos para PENTECOSTES.


Gente amiga,
O CEBI constitui uma associação ecumênica sem fins lucrativos, formada por mulheres e homens de diversas denominações cristãs, reunidos pelo propósito de captar e fortalecer esse jeito de ler a Bíblia para que, junto com Jesus, possamos orar: "Pai, eu te agradeço porque escondeste essas coisas dos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos. Sim, Pai, assim foi do teu agrado!" (Mt 11,25). Foi fundado no dia 20 de julho de 1979.
Desde então, existe em Pernambuco.
Temos uma sala de estudos no Edf. Olympia, Rua do Hospício, 202, Sala 1105, Boa Vista, CEP 50.060-080, Fene:81 3231 6532. Funciona à tarde, horário comercial, onde você pode adquirir nosso material bíblico, sempre a preços bastante convidativos.
Além das inúmeras atividades, promovemos, a cada semestre, um RETIROS de ESPIRITUALIDADE BÍBLICA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário